ARSAP encaminha denúncias de esgoto a céu aberto em Pará de Minas para o Ministério Público


Mesmo com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos e em pleno século XXI, algumas regiões de Pará de Minas ainda não contam com uma infraestrutura adequada para o saneamento básico.

São loteamentos que não receberam redes de água e esgoto. Os proprietários dos imóveis acabam construindo e são obrigados a construir a chamadas fossas sépticas, perfurar poços artesianos ou cisternas.

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) ficou em Pará de Minas durante 35 anos e não conseguiu sanar o problema definitivamente. Prova disso é que o bairro Senador Valadares não tem infraestrutura.

No último dia 2 de setembro o Portal GRNEWS publicou dois casos de esgoto a céu aberto em Pará de Minas. Um deles fica na rua Dr. Aloísio Procópio Lobato, bairro Senador Valadares, próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), não existe rede de abastecimento de água e coleta de esgoto.

O outro está na rua Crisandália, bairro Jardim Castelo Branco, onde dois imóveis estão despejando esgoto a céu aberto. A fiscalização do Departamento de Vigilância Sanitária esteve nos locais e constatou as irregularidades.

As informações chegaram ao conhecimento da Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (ARSAP). De acordo com Frederico Mendes Amaral, gerente da autarquia, a denúncia próxima a UPA é de uma fossa séptica.

Segundo ele, o proprietário deve fazer a devida manutenção para evitar problemas. Os dois casos já foram encaminhados aos representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Promotoria de Meio Ambiente na Comarca de Pará de Minas e os processos estão tramitando:


Frederico Mendes Amaral
esgotofredericomendes1

Os donos dos imóveis devem ficar atentos com a limpeza das fossas sépticas para evitar danos a saúde pública. Caso contrário, os infratores terão que arcar com as penalidades previstas em lei:

Frederico Mendes Amaral
esgotofredericomendes2

Denúncias podem ser feitas a ARSAP pelo telefone: (37) 3231-1003. O denunciante também pode se dirigir a sede do órgão, localizada na rua Monsenhor Lopes, 35, bairro Nossa Senhora das Graças, em Pará de Minas./

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!