Cartilha gratuita orienta paraminenses como prevenir e amenizar efeitos da Conjuntivite


Nos últimos dias cresceu significativamente o número de casos de Conjuntivite em Pará de Minas. A doença que provoca a inflamação da conjuntiva pode ser causada por produtos tóxicos, alergias, bactérias ou vírus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A conjuntiva é a membrana transparente que protege o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A Conjuntivite viral é contagiosa e ocorre com maior frequência no verão. Apesar de não ser grave, provoca muito incômodo.

Geralmente a patologia compromete os dois olhos. O contágio acontece pelo contato direto com a pessoa doente ou objetos contaminados. Isso ocorre com maior frequência em ambientes fechados como escolas, creches e ônibus.

A pessoa acometida pela doença apresenta o olho vermelho e lacrimejante; inchaço nas pálpebras; intolerância à luz e visão embaçada. Mesmo com o tratamento adequado a patologia demora alguns dias para desaparecer.

Tomar alguns cuidados evita que a patologia não se espalhe. A lavagem das mãos é uma das principais medidas que precisam ser tomadas no dia a dia. Também é importante ficar atento e não coçar os olhos.

De acordo com Domitila Carrilho, bioquímica do Departamento de Vigilância Sanitária de Pará de Minas, foi elaborada uma cartilha com orientações úteis para evitar a propagação da conjuntivite pelo município:


Domitila Carrilho
cartilhaconjuntivitedomitilacarrilho1

Lentes de contato e maquiagem não devem ser usadas por quem já está com a doença. Os óculos precisam ser higienizados diariamente e o ideal é evitar o compartilhamento de objetos. Caso seja acometido pela doença, o paciente deve procurar assistência médica:

Domitila Carrilho
cartilhaconjuntivitedomitilacarrilho2

A cartilha sobre os cuidados a serem tomados em relação a conjuntivite está disponível a todos os interessados na Farmacinha e nos postos de saúde. Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância Sanitária, que funciona no prédio do antigo Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, no bairro Senador Valadares, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!