Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Pará de Minas enfrentará nova epidemia de dengue este ano, caso a população não se conscientize


O alerta é de Adilson José Batista, gerente de Combate a Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde. No ano de 2016 o município de Pará de Minas enfrentou uma das piores epidemias de dengue da história. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram quase 10 mil casos registrados da doença e 10 mortes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O grande problema foram os focos encontrados dentro das residências. Muitos paraminenses adotaram a prática de armazenar água em caixas colocadas ao solo por causa do racionamento provocado pela seca.

O poder público alertou para o problema da falta de cuidado com esses reservatórios, que muitas das vezes não eram tampados e higienizados corretamente para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

Os alertas foram desconsiderados por boa parte da sociedade e o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, hoje desativado, ficou lotado de pacientes acometidos pela dengue. Passados dois anos a preocupação com uma possível epidemia voltou à tona.

Adilson José Batista afirma que está completando 13 anos de atuação no combate a dengue e nunca viu tanto descaso por parte da população.

Em algumas residências foram encontradas várias latas com água de chuva. Os moradores alegam que estão reservando e economizando água, mas os recipientes estão repletos de larvas do mosquito Aedes aegypti:


Adilson José Batista
possivelepidemiadedengueadilsonbatista1

Em determinados imóveis o cenário é crítico. Os agentes de combate a Endemias encontram várias embalagens de produtos descartáveis acumulando água parada e com larvas. Se os moradores não se conscientizarem, o município poderá sofrer com uma epidemia de dengue nos próximos meses:

Adilson José Batista
possivelepidemiadedengueadilsonbatista2

Mesmo com o fim do racionamento, muitas pessoas continuam utilizando caixas d’água como reservatórios de água. Uma prática que não é necessária porque o abastecimento já foi normalizado em Pará de Minas há muito tempo:

Adilson José Batista
possivelepidemiadedengueadilsonbatista3

Para agravar ainda mais a situação, nos últimos dias vem ocorrendo períodos de sol forte intercalados com chuvas. Isso é muito propício para a reprodução do mosquito Aedes aegypti.

A única forma de combater é eliminando todos os reservatórios de água parada. O maior número de focos do transmissor da dengue continua sendo dentro das residências. O mosquito também pode transmitir Febre Chikungunya, Zika Vírus e até Febre Amarela. Por isso a população precisa colaborar para que a luta seja vencida.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm