Vigilância em Saúde encontra barbeiros em meio à sujeira e materiais entulhados em residências da Matinha


Durante todo o ano o Departamento de Vigilância em Saúde realiza o trabalho de combate à Esquistossomose e a Doença de Chagas. As equipes dos agentes de saúde visitam especialmente as residências na zona rural.

Recentemente foi detectada uma infestação de barbeiros na comunidade de Matinha. Para ter uma ideia da situação na localidade, durante os levantamentos a foram encontrados 26 barbeiros somente em uma residência.

Outros foram localizados nos imóveis e com isso foi iniciada uma busca ativa de todos os focos do inseto. Também foi constatado que as casas continham muitos materiais guardados e que contribuem para o surgimento dos barbeiros.

De acordo com o biólogo Adelmo Batista, membro da equipe de Vigilância em Saúde, as vistorias fazem parte da rotina dos agentes de combate a Endemias. Na comunidade de Matinha foi encontrado um barbeiro hospedeiro do Trypanosoma Cruzi que estava infectado:


Adelmo Batista Lemos
barbeirosadelmolemos1

Os barbeiros se alimentam de sangue e são contaminados com o parasita quando sugam sangue de animais ou pessoas infectadas, que são os reservatórios naturais. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da picada, quando sugam o sangue da pessoa:

Adelmo Batista Lemos
barbeirosadelmolemos2

Depois de encontrados os barbeiros com o protozoário causador da Doença de Chagas, os moradores terão o sangue coletado e encaminhado para o laboratório. Se for constatada a doença no paciente, ele receberá o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

Adelmo Batista Lemos
barbeirosadelmolemos3

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, informa que foram recolhidas 70 amostras de diversos animais e foi constatado o Trypanosoma Cruzi em um. Ressalta que não há motivo para a população alarmar porque o trabalho é rotineiro e todas as providências estão sendo tomadas:


Paulo Duarte
barbeirospauloduarte1

Os moradores de Matinha estão sendo submetidos a exame de sangue por meio do laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED). Também foi realizada a limpeza e dedetização dos locais onde foram encontrados os barbeiros:

Paulo Duarte
barbeirospauloduarte2

A população deve contribuir com o poder público por manter limpos os quintais. É importante evitar acúmulo de materiais empilhados que possam servir de criadouro dos barbeiros e outros animais que podem transmitir doenças.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!