Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho aborda quedas em altura e doenças

Ministério do Trabalho e Emprego/Divulgação

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou em Brasília a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CANPAT-2018). A ação educativa será promovida até o mês de novembro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A meta é mostrar para a classe trabalhadora a importância de prevenir acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral. Como diz o velho ditado: “Prevenir é melhor do que remediar”.

Segundo o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no ano passado foram concedidos 196.754 benefícios a trabalhadores afastados por mais de 15 dias por problema de saúde no exercício das funções.

Em 2018 a CANPAT destacará dois pontos: os adoecimentos e as quedas com diferença de nível. Estes últimos acontecem quando os profissionais caem de locais altos, como plataformas elevadas, escadas ou andaimes.

Na maioria dos casos os acidentes ocorrem porque as normas de segurança são desrespeitadas. Pensando apenas na produção, os operários desprezam medidas de segurança que podem evitar os sinistros e até evitar mortes.

Um grave problema que persiste é em relação às subnotificações. Nem todos os empregadores preenchem as Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT’s), apesar de ser uma obrigação legal.

No caso dos adoecimentos a relação entre o trabalho e a doença não é constatada de forma imediata e evidente. Entre os problemas estão: dores nas costas, transtornos mentais, perdas auditivas em expostos a ruídos, doenças pulmonares e câncer ocupacional.

De acordo com Mirna Marinho Morais, referência técnica em Saúde do Trabalhador em Pará de Minas, as subnotificações também acontecem por causa da crise econômica porque muitos funcionários tem medo de ser demitidos:


Mirna Marinho Morais
campatmirnamarinhomorais1

As quedas em altura e os problemas provocados por postura incorreta durante o trabalho são causas constantes de afastamentos. O trabalhador precisa ser treinado para evitar prejuízos a saúde:

Mirna Marinho Morais
campatmirnamarinhomorais2

Durante a CANPAT de 2018, o Ministério do Trabalho divulgará cartilhas sobre trabalho em altura; manutenção em fachadas; manual explicativo sobre a Norma Regulamentadora 35, que trata sobre trabalhos em altura.

Também serão disponibilizadas guias de Procedimentos da Inspeção do Trabalho e cartilhas sobre adoecimento ocupacional. Todo o material didático servirá para orientar trabalhadores e empregadores.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!