Pneus em bom estado de conservação podem evitar tragédias durante viagens no período de Carnaval


Com a chegada do Carnaval milhões de pessoas pegam a estrada para cair na folia em diversas regiões do país. O objetivo é aproveitar a festa do Rei Momo em lugares tradicionais como Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Antes de iniciar a viagem, é importante verificar a situação mecânica do veículo. Alguns dos itens mais importantes a serem observados, especialmente neste período de chuvas, são os pneus.

O proprietário do veículo deve observar nos pneus a sinalização do TWI (Tread Wear Indicator). Trata-se de um filete de borracha que se situa na transversal do sulco do pneu. Quando o desgaste chega até esta borracha, a troca deverá ser realizada o quanto antes.


Além disso, o perigo de rodar com pneus carecas está associado à redução da capacidade de travagem, de deslocamento em curvas e risco de aquaplanagem que acontece em dias de chuva.

O pneu careca é liso, não possui os sulcos ou gomos para escoamento da água em dias chuvosos. Com isso o carro desliza com maior facilidade e o motorista pode perder o controlo do veículo e causar um acidente.

De acordo com o comerciante Geovane Antônio Teodorico dos Santos, proprietário da Geovane Pneus, as medidas preventivas são muito importantes para que as comemorações não terminem em tragédia para a família:


Geovane Antônio Teodorico dos Santos
conservacaodepneusgeovane1

Calibrar os pneus ainda frios quinzenalmente é uma forma de aumentar a sua segurança e analisar o estado deles. Mantendo a pressão correta, os pneus desgastam menos e gera economia de combustível:

Geovane Antônio Teodorico dos Santos
conservacaodepneusgeovane2

Circular com pneus desgastados até o TWI gera multa e apreensão do veículo. Caso seja abordado com um pneu careca, o motorista pode tomar uma multa e perder cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!