Possibilidade de fusão das pastas da Agricultura e Meio Ambiente desagrada ambientalistas


No dia 1º de janeiro de 2019 começa o governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e do governador eleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). O mandato de quatro anos terminará no dia 31 de dezembro de 2022.

A próxima gestão enfrentará desafios gigantescos durante os próximos quatro anos. Serão tempos difíceis e que exigirão medidas austeras em Brasília e em Belo Horizonte. As mudanças já estão sendo anunciadas pelos futuros governos.

Na esfera federal foi cogitada a possibilidade de unir o Ministério do Meio Ambiente ao da Agricultura. A mesma decisão pode ser tomada pelo governo mineiro, unindo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente com a Agricultura.

Com um orçamento cada vez mais apertado e as demandas aumentando os gestores pretendem cortar gastos e enxugar a máquina pública. A conta não fecha e se nenhuma providência for tomada a União e o Estado pode entrar em colapso.

Jair Bolsonaro já mudou de ideia e anunciou nesta quarta (7) o nome da deputada Tereza Cristina, uma das lideranças da bancada ruralista na Câmara dos Deputados, para o Ministério da Agricultura.

Já Romeu Zema disse que pretende manter a fusão das duas pastas, mas está aberto a discussão. Se ficar comprovado que haverá prejuízos ao Estado, o novo governador poderá rever a iniciativa.

Para José Hermano Oliveira Franco, gerente da Associação Amigos do Meio Ambiente (AMAPANGEIA) e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH-PARÁ), a mudança será uma tragédia nas políticas voltadas para as questões ambientais:


José Hermano Oliveira Franco
fusaojosehermanofranco1

Os representantes de Organizações Não Governamentais (ONG’s) estão se mobilizando para conversar com o novo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre os impactos da medida que poderá ser adotada:

José Hermano Oliveira Franco
fusaojosehermanofranco2

Como é de praxe, toda mudança enfrenta resistência porque esbarra em opiniões contrárias. Os chefes do Poder Executivo tem até o próximo mês para decidir qual a melhor decisão a ser tomada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!