Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

TRE-MG: vídeo em que voto é processado antes do fim é falso


O Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) informou que são falsos os vídeos e mensagens sobre votos processados antes que se pressione a tecla confirma na urna eletrônica. As informações falsas foram veiculadas nas redes sociais e aplicativos de bate-papo neste domingo (7).

Em um dos vídeos divulgados, o eleitor digita a tecla 1 e automaticamente o restante do número de um dos candidatos à presidência é completado. Um técnico do TSE mostra neste vídeo como a imagem da suposta fraude foi montada e reitera que se trata de uma fake news.

Sobre outro vídeo que passou por análise técnica e apontava que ao apertar as últimas teclas referentes ao presidente, o voto não era processado, o TRE esclarece que também se trata de uma mentira.

“Nós comprovamos tecnicamente aqui pela comissão de auditoria da urna eletrônica que é uma enganação da pessoa que tenta induzir o eleitor a pensar dessa forma”, explicou Joemilson Donizetti Lopes, juiz auxiliar da corregedoria do TRE-MG.

“O que estamos vendo na verdade é a difusão da desinformação, da mentira, da notícia falsa. E isso acaba causando uma sensação de histeria nas pessoas”, completa o juiz.

Lopes ressaltou ainda que os modelos mais atuais da urna processam o voto mais rapidamente do que os modelos de 2008 e a mensagem de atualização e processamento do voto no final da votação é normal. “Todos os votos dados foram registrados”, ressalta. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm