Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Cerca de metade dos eleitores no exterior não deve ir votar

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Apesar do aumento no número de brasileiros que se dispuseram a votar mesmo morando no exterior, o comparecimento aos locais de votação ainda é baixo. A explicação está na dificuldade de deslocamento às seções eleitorais. No pleito de 2018, 500.727 eleitores estão habilitados a votar em 99 países. A previsão, no entanto, é de que pouco mais da metade compareça.

A diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior do Itamaraty, embaixadora Luiza Lopes da Silva, afirmou à Agência Brasil que foi possível aumentar o número de seções eleitorais fora do Brasil, mas ainda há desafios a superar.

“Dificilmente uma pessoa vai viajar de avião da cidade onde mora para outra para votar”, afirmou a embaixadora, lembrando que há cidades, como ocorre nos Estados Unidos, isoladas dos grandes centros nos quais o Brasil tem representação diplomática.

Intercorrências

O balanço do primeiro turno das eleições no exterior, até o momento é positivo, segundo a diplomata. Após o fechamento das urnas em países da Oceania, Ásia e Europa Oriental não houve regristros de intercorrências consideradas preocupantes ou graves.

“As informações que temos é que tudo está transcorrendo sem grandes dificuldades”, disse Luiza Lopes, lembrando que houve votações em mais de 171 cidades e em 33 localidades em que o Brasil não tem representações diplomáticas.

No exterior, os eleitores votam exclusivamente o cargo de presidente da República. O resultado da votação no exterior será divulgado somente após o término da votação no Brasil. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm