Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Assinado convênio para fortalecer a fiscalização nas barreiras das estradas mineiras

Divulgação/IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) assinaram um Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário. O objetivo é a convocação de cerca de 100 policiais militares para atuarem nas 16 barreiras sanitárias e em blitze de estradas do estado. As barreiras vistoriam o trânsito de animais e cargas de produtos vegetais e de origem animal, de forma a prevenir a entrada e a disseminação de doenças ou pragas no território mineiro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O acordo, assinado pelo comandante-geral da Polícia Militar, Helbert Figueiró, e pelo diretor-geral do IMA, Marcílio Magalhães, tem o objetivo de reforçar a segurança durante ações desenvolvidas pelos servidores do IMA nas barreiras sanitárias, contribuindo para a adesão do estado ao plano de retirada de vacinação de febre aftosa prevista pelo Ministério da Agricultura para o ano de 2021.

De acordo com o diretor-geral do IMA, o convênio vai otimizar o funcionamento das barreiras sanitárias em tempo integral, condição necessária para o aumento do controle sanitário do estado, garantindo a segurança dos fiscais agropecuários que atuam nas operações.

“O serviço de fiscalização realizado nas barreiras sanitárias fixas é uma das principais funções do IMA no exercício da defesa sanitária do estado. O acordo entre o Instituto e a PMMG significa que o estado poderá aderir com tranquilidade ao plano de retirada de vacinação contra febre aftosa, beneficiando diretamente o produtor rural e a sociedade”, afirma Marcílio Magalhães.

A barreira sanitária é o primeiro ponto de fiscalização entre os estados, local onde pode ser evitada a entrada de produtos de origem animal e vegetal com potencial para disseminação de doenças e pragas.

Em 2017, o IMA fiscalizou 113.217 veículos que transportavam produtos de origem vegetal e animal nas estradas mineiras e suas fronteiras. Deste montante, 263 veículos apresentaram algum tipo de irregularidade e foram autuados pelo IMA.

O engenheiro agrônomo e fiscal agropecuário do IMA, Wagner Machado, destaca que o convênio é de grande importância para o agronegócio do estado, além de dar o respaldo de poder de polícia aos fiscais do IMA, garantindo também a sua integridade.

“Após negociação iniciada pelo IMA em junho de 2016, contamos com a boa vontade de ambas as partes e a compreensão da Polícia Militar de Minas Gerais para esta parceria. Celebramos uma grande vitória com a assinatura do Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário que beneficia todas as nossas atividades de fiscalização”, ressalta Machado.

O assessor de Trânsito da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, major Jardel de Oliveira, destaca “que a formalização do convênio é muito importante, não apenas para a fiscalização nas estradas de Minas Gerais, como também para a segurança dos alimentos aos consumidores”. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm