Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Desfile comemorativo ao aniversário de Pará de Minas será realizado na manhã de 20 de setembro


Após muitas polêmicas, finalmente foram divulgados todos os detalhes sobre o desfile do aniversário de emancipação político-administrativo. Inicialmente a prefeitura pretendia realizar o evento na manhã do dia 20 de setembro na rua Benedito Valadares, Centro, em Pará de Minas.

A possível interdição do trânsito na principal via da área central da cidade não agradou aos comerciantes que já estão sofrendo a duras penas os efeitos da crise econômica. Para eles o evento prejudicaria as vendas.

As manifestações contrárias também aconteceram durante a última reunião ordinária da Câmara Municipal de Pará de Minas. O vereador Marcos Aurélio dos Santos (DEM) disse que em 22 anos de vida pública vem acompanhando as administrações fazerem vistas grossas e não resolverem o problema.

Pará de Minas é uma das poucas cidades do mundo em que no dia de seu aniversário não é feriado. Isso ocorre porque existe uma lei federal que limita o número de feriados municipais que podem ser decretados.

O município só pode decretar quatro feriados. O então prefeito José Porfírio de Oliveira decidiu através da lei 947 de 1967, que os paraminenses comemorariam os seguintes feriados religiosos:

Sexta-Feira da Paixão, Corpus Christi, Dia de Nossa Senhora da Piedade (15 de setembro) e Dia de Imaculada Conceição (8 de dezembro). Com isso o aniversário da cidade não pode ser feriado por lei.

Mas, a prefeitura decreta ponto facultativo e o dia útil não tem um movimento normal. Nesse clima que a população continua com as atividades no trabalho, na escola, entre outros.

O presidente da Associação Empresarial de Pará de Minas (ASCIPAM), José Misael de Almeida, também disse que o desfile cívico no centro seria inviável para os lojistas. Além do transtorno no trânsito, as vendas seriam afetadas.

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação já havia decidido que as comemorações aconteceriam no período noturno. Porém, na tarde desta quinta-feira, 6 de setembro, foi tomada uma outra decisão.

De acordo com Marluce Souza Pinto Coelho, secretária municipal de Educação, o desfile cívico com a participação das escolas da rede pública e privada acontecerá no dia 20 de setembro, a partir das 8 horas, no Parque do Bariri:


Marluce Souza Pinto Coelho
desfileaniversariodepmmarlucespinto

Para o prefeito Elias Diniz (PSD) a rede municipal de ensino precisa abordar eixos temáticos durante o desfile cívico. Trata-se de uma forma de levar todos cidadãos paraminenses a refletir sobre a história da cidade:

Elias Diniz
desfileaniversariodepmeliasdiniz1

Sobre a polêmica do feriado no dia do aniversário da cidade, as discussões poderão ser feitas em relação ao feriado de Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro. Tudo será tratado com os representantes da Igreja Católica:


Elias Diniz
desfileaniversariodepmeliasdiniz2

Sobre o trajeto do desfile comemorativo aos 159 anos de Pará de Minas, na próxima semana as equipes da Secretaria Municipal de Educação e da Gerência de Trânsito e Transportes se reunirão para definirem o local da concentração e o percurso do desfile. O tema a ser desenvolvido pelos estudantes será: “Educação Mostra a Arte”.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm