Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Brasileirão é um dos mais disputados da era dos pontos corridos

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O gol de Rodrigo Dourado sobre o Flamengo deu a liderança ao Internacional na 23ª rodada do Brasileirão. Mas em um campeonato tão equilibrado, pouca coisa é definitiva, ainda mais esse ano. Série A de 2018 é uma das mais disputadas desde que a competição assumiu o formato de pontos corridos. Apenas cinco pontos separam o primeiro do quarto colocado, e o pelotão pode ficar ainda mais apertado se depender do desempenho do Grêmio nesta quinta-feira. O grupo de classificação para a Libertadores é separado por apenas oito pontos.

1º – Internacional: 46 pontos
2º – São Paulo: 44 pontos
3º – Palmeiras: 43 pontos
4º – Flamengo: 41 pontos
5º – Grêmio: 40 pontos
6º – Atlético-MG: 38 pontos

Até a 23ª rodada, o Brasileirão teve seis líderes diferentes. O último deles foi o Internacional, que interrompeu um jejum de 52 rodadas sem ocupar a primeira posição na Série A. Ao todo, são 15 campeões brasileiros disputando o campeonato. O equilíbrio deste ano fica mais evidente se comparado com a situação dos campeonatos anteriores nesta mesma altura.

Na liderança pelos critérios de desempate, o Inter tem o mesmo número de pontos do São Paulo: 46. Esta é uma situação inédita no Brasileirão desde 2006, quando o torneio passou a ser disputado por apenas 20 clubes. A menor distância registrada entre primeiro e segundo colocados neste mesmo período foi em 2011 e 2009, quando apenas um ponto separava líder e vice-líder. Em média, nas 12 edições analisadas, o primeiro tinha uma diferença de pouco mais de quatro pontos sobre o seu seguidor mais próximo.

Sob o mesmo recorte, a distância do Inter (1º) para o Atlético-MG (6º) também se destaca. Os oito pontos que separam os dois estão bem abaixo do normal para essa altura da competição. Só em duas temporadas a diferença entre o primeiro e o sexto colocado foi menor do que esta: 2010 (6) e 2011 (7). Em média, essa diferença corresponde a pelo menos 11 pontos na tabela de classificação. Com site da CBF

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm