Urnas eletrônicas passam por controle rigoroso e são 100% confiáveis no processo eleitoral


Recentemente um candidato a presidência levantou uma suspeita sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas usadas pela Justiça Eleitoral. A afirmação gerou grande repercussão em plena campanha.

Em sua primeira entrevista coletiva concedida desde que assumiu a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Dias Toffoli rebateu as críticas em relação a urna eletrônica.

O magistrado da Suprema Corte afirmou categoricamente que os equipamentos são 100% confiáveis. Muitas informações desencontradas são propagadas pela internet, especialmente nas redes sociais.

Essas sementes de dúvidas enganam muitos eleitores que também passam a questionar o uso da tecnologia nas eleições. Entretanto, os cidadãos podem ficar tranquilos em relação aos extremos cuidados que são tomados.

Tudo não passa de especulações e boatos sem fundamento para gerar questionamentos. O Brasil possui um dos mais modernos sistemas eleitorais do mundo, superando, inclusive, os Estados Unidos.

A preparação das urnas eletrônicas começa bem antes do pleito e envolve várias equipes de servidores da Justiça Eleitoral. São técnicos e responsáveis qualificados para operar os equipamentos eletrônicos.

Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Pará de Minas, afirma que os municípios de Igaratinga, Florestal e São Gonçalo do Pará não fazem mais parte da a 202ª Zona Eleitoral e com isso foi reduzido o número de urnas eletrônicas a serem utilizadas na região:

Luiz Antônio Gabriel
luiz_antonio_urnas1


As pessoas que questionam a segurança dos dados registrados e transmitidos pela urna eletrônica não conhecem o rigor com que o processo é realizado. A Justiça Eleitoral monitora tudo e garante a lisura do processo:

Luiz Antônio Gabriel
luiz_antonio_urnas2

Já está tudo pronto para o 1º turno das eleições, que acontecerá no próximo domingo, 7 de outubro. As urnas estão lacradas e guardadas no Quartel do Corpo de Bombeiros Militares e já foram testadas e aprovadas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!