Quem afirma que votos brancos e nulos vão para os primeiros colocados, desconhece o sistema eleitoral


A cada dois anos os cidadãos são obrigados por lei a comparecer as sessões eleitorais e votar. Neste domingo, 7 de outubro, os brasileiros escolherão os ocupantes para seis cargos públicos que cumprirão seus mandatos durante os próximos quatro anos.

As urnas eletrônicas já estão praticamente prontas e constam os nomes e os números para presidente da República, governador, deputado estadual, deputado federal, deputado distrital e dois senadores.

Nunca é demais lembrar a importância de os eleitores levarem a chamada colinha com os números de todos os candidatos em que pretende votar. Isso evita a demora na votação e o surgimento de longas filas na porta das seções eleitorais.

Em Pará de Minas já foi realizada o cadastro biométrico no ano de 2009, um dos primeiros municípios do país a implantar o sistema, e todos os eleitores poderão apresentar o título de eleitor por meio do aplicativo disponibilizado pela Justiça Eleitoral. Porém, é importante levar um documento de identidade com foto.

São muitas as dúvidas que pairam sobre a cabeça do eleitorado e por isso é importante estar bem informado para saber o que fazer. Um dos mitos que sempre é propagado é o de que os votos brancos e nulos são computados para os candidatos mais bem colocados.

Segundo Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Pará de Minas, as pessoas que afirmam que os brancos nulos vão para os candidatos que estão à frente desconhecem o sistema eleitoral porque esses votos não são validados:

Luiz Antônio Gabriel
luiz_antonio_votos1


É muito importante que os eleitores busquem as informações necessárias para votar com segurança e sem demoras. Os candidatos devem ser estudados e escolhidos e assim o cidadão participou ativamente do pleito:

Luiz Antônio Gabriel
luiz_antonio_votos2

O 1º turno acontecerá no próximo domingo, 7 de outubro, das 8 às 17 horas. Os eleitores deverão comparecer as sessões portando um documento de identidade com foto atualizada e o título eleitoral.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!