MP aguarda laudo da SUPRAM para acionar empresas poluidoras do ribeirão Paciência


Há alguns meses foram divulgadas diversas denúncias de poluição no ribeirão Paciência, em Pará de Minas. Foram feitas fotos e filmagens mostrando o despejo de efluentes industriais no curso d’água.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Além da coloração pastosa da água, o cheiro era forte do esgoto e assustador. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal visitou o manancial, também registrou o fato e ficou de enviar um relatório a Promotoria de Justiça.

A concessionária Águas de Pará de Minas também acompanha todos os rios, lagos e ribeirões do município. Outro órgão que nasceu este ano e tem ajudado no trabalho de campo é a Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (ARSAP).

A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi acionada várias vezes e registrou ocorrências sobre a poluição que é creditada a algumas empresas paraminenses.

Todo o material chegou para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Comarca de Pará de Minas. De acordo com o promotor de Justiça, Delano Azevedo Rodrigues, curador do Meio Ambiente, o material mostra claramente a poluição. Porém, é preciso de um relatório técnico e para isso foi acionada a Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM):


Delano Azevedo Rodrigues
poluicaodelano1

Ao verificar o ribeirão Paciência é visível a falta de peixes e plantas aquáticas. Esses danos vêm sendo provocados por algum agente despejado no curso d’água e por isso é importante continuar trabalhando para a conscientização dos empresários e da população:

Delano Azevedo Rodrigues
poluicaodelano2

O promotor de Justiça informa que foram abertos inquéritos civis públicos para diversas empresas. Alguns empresários atenderam prontamente os pedidos e fizeram as devidas adequações. Entretanto, outros ainda precisam adotar as medidas previstas na lei ambiental:

Delano Azevedo Rodrigues
poluicaodelano3

A expectativa é de que o laudo técnico da SUPRAM seja encaminhado ao Ministério Público dentro em um prazo de até 60 dias. A partir desse levantamento que será possível acionar as empresas responsáveis pela poluição e adotar as providências legais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!