Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Dicas para quem vai viajar no feriadão de 7 de setembro

Arquivo/Agência Brasil

Na próxima sexta-feira (7), milhares de brasileiros devem pegar a estrada ou seguir viagem de avião para aproveitar o feriado prolongado de 7 de Setembro fora de suas cidades. Para evitar problemas durante o descanso, basta que os viajantes sigam dicas simples antes do passeio.

Carro
1. Planejamento: antes da partida, é importante calcular a distância que será percorrida e conferir as condições de tempo. Sabendo o caminho a seguir, fica mais fácil prever os pontos de parada em postos de combustível para reabastecer o veículo e descansar.

2. Documentação: antes da partida, o motorista deve conferir se está levando a documentação obrigatória, que inclui: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo.

3. Revisão: para evitar transtornos na estrada, a checagem das condições do veículo é primordial. Por isso, é importante conferir itens como a pressão dos pneus e estepe; verificar se está levando o kit com chave de rodas, triângulo e macaco; avaliar a suspensão, nível de óleo do motor, água e condições dos filtros.

4. Alimentação: quem for dirigir na estrada não pode ter ingerido bebida alcoólica ou tomado medicamentos que alterem a cognição. A multa para quem for pego no teste do bafômetro é de R$ 2.934,70.

Ônibus
5. Bilhete: antes de seguir viagem nos ônibus, é importante conferir as informações impressas no bilhete, como o nome do passageiro. Ele serve de comprovante em caso de perdas, roubos, extravio ou danos à bagagem.

6. Devolução: se a empresa atrasar a viagem em mais de uma hora, ou se o passageiro desistir até três horas antes da partida, ele pode recuperar o valor do trecho.

Avião
7. Antecedência: a recomendação para quem for partir em voos domésticos é chegar ao aeroporto com duas horas de antecedência.

8. Documentação: para embarcar, é necessário levar a carteira de identidade original ou cópia autenticada.

9. Assistência: uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) assegura que as companhias aéreas devem prestar assistência aos passageiros em caso de atrasos ou cancelamentos.

10. Bagagem: as empresas aéreas podem cobrar franquia pela transporte das bagagens. Contudo, os passageiros têm direito a levar malas de mão de até 10 quilos sem custos adicionais. Com informações da Polícia Rodoviária Federal

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm