Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

São Sebastião das Águas Claras

ssagigA apenas 25 km de Belo Horizonte, a movimentada Capital das Minas Gerais, no sentido para o Rio de Janeiro, quase às margens da movimentada BR-040, existe um lugar tranqüilo, aconchegante, e que, especialmente nos finais de semana, recebe a maior “galera” da capital que vem para, além de desfrutar da excelente gastronomia da região, aproveitar momentos de contato com uma natureza quase intocada.

São Sebastião das Águas Claras é, na verdade, um Distrito do Município de Nova Lima, sendo mais conhecido com o nome de Macacos, já que a localidade é banhada por um Ribeirão assim também batizado.

Como a maioria das cidades de Minas Gerais, a  mineração foi a responsável pelo surgimento do arraial, sendo que os bandeirantes chegaram àquela região atraídos pelo precioso mineral no final do século XVII.

No início de sua presença por aquelas terras, construíram uma capelinha para as celebrações religiosas, que hoje já nem existe mais.

Quando estivemos em Macacos, no final de ano de 2009, encontramos um lugar de gente amiga e acolhedora.

A impressão ao chegarmos, em um sábado pela manhã, foi a de que realmente a atmosfera que ali se respira é mais pura, principalmente levando-se em conta a proximidade com a Capital e com a movimentada Rodovia Federal.

Tivemos a sensação de que o arraial possuía uma única e enorme via principal, e percebemos que ali se concentravam as principais pousadas, restaurantes e bares do lugar.

A primeira construção que avistamos foi a Igreja de São Sebastião, construção da segunda metade do século XVII, que fica logo no início da rua.

Claro que caminhando por Macacos algumas horas depois, percebemos que outras pequenas ruas tinham sua origem ou seu final na principal, e possuíam igualmente comércio e serviços ativos, além de belas e imponentes construções, que também se faziam presentes na rua principal.

Na parte da tarde, percebemos que a rua principal ia tomando um outro aspecto – carros de todos os tipos e tamanhos passavam a disputar os espaços para estacionamento, fazendo, inclusive, com que os proprietários de bares e restaurantes tivessem que armar esquemas especiais para acolher a todos que chegavam.

Por estar perto da Capital, e guardar ainda o sossego do campo, o lugar é muito apreciado por aqueles que querem dar um tempo na correria da cidade grande, e desfrutar de um “happy hour” diferente.

Ficamos sabendo também que muitos saem da Capital para almoçar em Macacos, até mesmo em dias de semana, e depois retornam para suas vidas ativas na urbe.

ssagchOs moradores do lugar, extremamente receptivos, também nos contaram que em Macacos é normalmente assim: nos dias de semana, tranqüilo, e nos finais de semana, mais movimentado.

Mas, com ou sem movimento, é possível desfrutar dos atrativos naturais do lugar, especialmente as caminhadas pela natureza, com direito a chegar até a Cachoeira de Macacos, também muito apreciada nos finais de semana.

Paciente leitora, e atento leitor, que nos acompanham aqui nesse espaço, é exatamente por isso que quisemos dar essa dica de turismo: São Sebastião das Águas Claras apresenta condições tanto para quem gosta de agito, como para quem prefere o sossego da roça.

Até a próxima…

Leia outros textos de Renata Pereira e Renato Simões.

Pelos Caminhos de… Clique e descubra.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm