Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Campanha de vacinação contra a raiva imuniza mais de 12 mil animais em Pará de Minas


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o 2º dia D de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal em Pará de Minas. A campanha aconteceu no sábado, 1º de setembro, em diferentes pontos da cidade.

A meta era imunizar todos os cães e gatos contra a zoonose – doença que pode ser transmitida de animais para o ser humano. A dose do medicamento foi fornecida pelo governo do Estado e é gratuita.

Apesar de estar praticamente erradicada a doença, a vacina deve ser aplicada uma vez por ano para que a raiva não volte a acometer algum animal. Ela pode ser transmitida através da mordida do cão ou gato infectado pelo vírus.

Em todos os casos podem ocorrer os seguintes sintomas nos animais: dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento e nos hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

No ser humano infectado acontece: transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos; aparecem alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura.

Por isso é melhor prevenir do que remediar. A raiva animal não tem cura e pode levar os animais e os humanos infectados a óbito. Por isso é importante tomar os devidos cuidados com os animais.

Rogério Francisco Marinho, agente de combate a Endemias, informa que o balanço foi positivo. Foram imunizados mais de 12 mil cães e gatos e nos próximos dias serão atendidos os animais abrigados pelas Organizações Não Governamentais (ONG’s):


Rogério Francisco Marinho
vacinaraivacaorogeriomarinho1

Os números alcançados com a vacinação antirrábica foram os almejados pelo poder público. No entanto, os proprietários ainda podem levar os animais que não tomara a vacina ao Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ):

Rogério Francisco Marinho
vacinaraivacaorogeriomarinho2

O CCZ está localizado nas proximidades do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, bairro Papa João Paulo II. A vacinação de cães e gatos é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 12h às 15h30.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm