Campanha de vacinação contra a raiva imuniza mais de 12 mil animais em Pará de Minas


A Secretaria Municipal de Saúde promoveu o 2º dia D de vacinação de cães e gatos contra a raiva animal em Pará de Minas. A campanha aconteceu no sábado, 1º de setembro, em diferentes pontos da cidade.

A meta era imunizar todos os cães e gatos contra a zoonose – doença que pode ser transmitida de animais para o ser humano. A dose do medicamento foi fornecida pelo governo do Estado e é gratuita.

Apesar de estar praticamente erradicada a doença, a vacina deve ser aplicada uma vez por ano para que a raiva não volte a acometer algum animal. Ela pode ser transmitida através da mordida do cão ou gato infectado pelo vírus.

Em todos os casos podem ocorrer os seguintes sintomas nos animais: dificuldade para engolir; salivação abundante; mudança de comportamento e nos hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

No ser humano infectado acontece: transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos; aparecem alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura.

Por isso é melhor prevenir do que remediar. A raiva animal não tem cura e pode levar os animais e os humanos infectados a óbito. Por isso é importante tomar os devidos cuidados com os animais.

Rogério Francisco Marinho, agente de combate a Endemias, informa que o balanço foi positivo. Foram imunizados mais de 12 mil cães e gatos e nos próximos dias serão atendidos os animais abrigados pelas Organizações Não Governamentais (ONG’s):


Rogério Francisco Marinho
vacinaraivacaorogeriomarinho1

Os números alcançados com a vacinação antirrábica foram os almejados pelo poder público. No entanto, os proprietários ainda podem levar os animais que não tomara a vacina ao Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ):

Rogério Francisco Marinho
vacinaraivacaorogeriomarinho2

O CCZ está localizado nas proximidades do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz, bairro Papa João Paulo II. A vacinação de cães e gatos é feita de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 12h às 15h30.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!