Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Países se comprometem a acabar com surtos de cólera na África até 2030

Unicef/Divulgação

Ministros da Saúde de diversos países africanos se comprometeram a implementar estratégias-chave para acabar com os surtos de cólera que assolam a região até 2030. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47 nações africanas ratificaram o documento que prevê o controle e a prevenção de casos de cólera.

“O cólera é um símbolo da desigualdade”, avaliou o diretor regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti. “É uma doença antiga, que já foi eliminada em diversas partes do mundo. Todas as mortes por cólera são preveníveis. Nós temos o conhecimento e, hoje, os países demonstraram que têm disposição para fazer o que for preciso para acabar com os surtos até 2030”, completou.

A OMS classificou o cólera como um problema de saúde pública global, mas destacou que o fardo maior recai sobre a África subsaariana. Em 2017, mais de 150 mil casos de cólera, incluindo mais de 3 mil mortes, foram reportados em 17 países africanos. Este ano, houve um aumento de casos em todo o continente, com oito países atualmente enfrentando surtos.

A região, segundo a entidade, é vulnerável ao cólera por diversos motivos. Dados mostram que 92 milhões de pessoas na África ainda bebem água de fontes consideradas inseguras e que, em áreas rurais, água encanada é pouco comum, forçando o hábito de defecar em áreas abertas. Além disso, crises humanitárias, mudanças de clima, urbanização rápida e crescimento da população também aumentam os riscos.

O acordo assinado prevê que os 47 países reduzam em 90% a magnitude dos surtos de cólera, sobretudo em populações mais vulneráveis e situações de crise humanitária. As ações incluem melhorar a vigilância epidemiológica e laboratorial; mapear áreas consideradas hotspots para o cólera; melhorar o acesso a tratamento oportuno; fortalecer a vigilância nas fronteiras, promovendo o uso da vacina oral contra a doença; e ampliar investimentos em água tratada e saneamento. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm