CEMIG planeja investir na geração de energia fotovoltaica


O mercado de utilização dos raios solares para geração de energia elétrica continua crescendo. Trata-se de uma energia limpa, sustentável e que gera grandes economias diante do alto valor cobrado pelas distribuidoras.

A energia fotovoltaica funciona por meio de um painel solar que reage com a luz do sol e produz energia elétrica. Os aparelhos são instalados sobre o telhado, conectados uns aos outros e a um inversor solar.

Este equipamento converte a energia solar dos painéis fotovoltaicos em energia elétrica que pode ser usada. A energia que sai do inversor vai para o seu quadro e é distribuída para sua casa ou empresa.

Com isso é possível reduzir a quantidade de energia comprada da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). A produção do sistema fotovoltaico pode ser consumida em TVs, aparelhos de som, computadores, lâmpadas, motores elétricos, entre outros.

O excesso de eletricidade volta para a rede através do relógio de luz que mede a energia da rua que é consumida quando não tem sol. A energia solar gerada em excesso quando tem muito sol é injetada na rede da concessionária.

Esse excedente é transformado em créditos pela CEMIG e podem ser utilizados de noite ou nos próximos meses. O grande entrave para muitos atualmente é o alto custo de investimento no sistema fotovoltaico.

Segundo Cléder Melo, gestor de relacionamentos da CEMIG em Pará de Minas, os microgeradores de energia elétrica estão aumentando cada vez mais e a produção pode ser utilizada em mais de um imóvel:


Cléder Melo
geracaofotovoltaicacledermelo1

A energia fotovoltaica não depende de montagem de grandes de redes de distribuição, reservatórios, entre outros altos investimentos. Até mesmo a CEMIG estará entrando nesse mercado dentro em breve:

Cléder Melo
geracaofotovoltaicacledermelo2

O sistema de geração de energia fotovoltaica contempla imóveis residenciais, comerciais e industriais. É importante que o interessado procure uma empresa especializada e com expertise para elaborar e executar os projetos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!