Retomadas cirurgias eletivas em Pará de Minas e interventor presta contas do HNSC


A Secretaria Municipal de Saúde anunciou no dia 19 de junho a suspensão das cirurgias eletivas que estavam agendas para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A determinação foi dada pelo setor de regulação.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O município não tinha como intervir e por isso foi preciso aguardar o prazo para que um novo cronograma de procedimentos cirúrgicos fosse elaborado e executado no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC).

As dificuldades são gigantescas porque de acordo com a prefeitura, a Secretaria de Estado da Saúde não tem enviado nenhum recurso financeiro para que as cirurgias aconteçam. Enquanto isso a fila de espera é grande.

Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde e interventor do HNSC, voltou a ressaltar que a suspensão temporária das eletivas foi uma determinação da regulação do SUS. Agora os procedimentos voltaram a ser realizados normalmente:


Paulo Duarte
voltadascirurgiaseletivaspauloduarte1

As cirurgias de vesícula e de oftalmologia que dependem de exames através de equipamentos de vídeo ou laser ainda estão pendentes porque o hospital não conta com esses aparelhos para realizá-las. Porém, tudo isso será solucionado e também está sendo organizado um mutirão:

Paulo Duarte
voltadascirurgiaseletivaspauloduarte2

As cirurgias de catarata estão sendo executadas pelo SUS. Outro mutirão de procedimentos será organizado para que a fila de espera seja encerrada. Está sendo negociada a execução dos serviços no HNSC:

Paulo Duarte
voltadascirurgiaseletivaspauloduarte3

Na tarde desta terça-feira, 3 de julho, aconteceu uma reunião no plenarinho da Câmara Municipal para prestação de contas do HNSC. A apresentação da real situação da entidade foi solicitada pelo vereador Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB).


O balanço já foi demonstrado para os membros do Conselho de Administração da Intervenção do HNSC. Os números mostram uma ampliação dos atendimentos na unidade sem qualquer prejuízo financeiro:

Paulo Duarte
prestacaodecontashnscpauloduarte

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde estão sendo realizadas em média 100 cirurgias eletivas a cada mês em pacientes do SUS em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!