Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

STJ discute legalidade de ICMS que incide sob distribuição e uso do sistema de energia elétrica em MG


O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deverá definir como será feita a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na conta de energia elétrica em Minas Gerais.

Atualmente é cobrado sob a Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição de Energia Elétrica (Tusd) e a Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão de Energia Elétrica (Tust). Esses índices veem nas contas mensalmente.

O tema já foi analisado em duas turmas do STJ. Na primeira avaliação, os ministros decidiram por 3 a 2 pela legalidade da cobrança e deram ganho de causa às empresas. Já na segunda o placar foi diferente.

Os magistrados foram amplamente favoráveis aos consumidores e consideraram a cobrança ilegal por cinco votos a zero. Vale lembrar que o ICMS é recolhido pelos governos dos estados.

De acordo com o advogado Luciano Aparecido Leão, especialista em Direito Tributário, somente em Minas Gerais foram impetradas várias ações contra as cobranças e com ganho de causa para os contribuintes. A concessionária de energia elétrica recorreu e por isso está para ser analisada pelo plenário do STJ:


Luciano Aparecido Leão
icmsenergiaeletricalucianoleao1

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou um projeto que proíbe as distribuidoras de energia de repassar para os consumidores os custos relacionados a furtos de energia.

Esta proibição de repasse dos prejuízos independe se o furto aconteceu no fornecimento, transmissão ou distribuição. A proposta também deverá ser analisada pelo Senado Federal:

Luciano Aparecido Leão
icmsenergiaeletricalucianoleao2

É preciso acionar um advogado para obter as orientações, caso algum contribuinte tenha interesse em entrar na Justiça para solicitar o reembolso do pagamento do ICMS retroativo aos últimos 60 meses.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm