CCZ coleta material em animais para investigar presença de bactéria da Febre Maculosa em dois bairros


A Febre Maculosa é uma doença infecciosa que pode atingir pessoas de qualquer idade, pois o carrapato se hospeda até mesmo em animais domésticos, especialmente os cães.

A doença é transmitida quando o carrapato pica um animal infectado pela Rickettsia rickettsii e depois pica o ser humano. Os sintomas podem aparecer de dois a sete dias após a picada.

Os principais sinais são febre, dor muscular, vômito, diarreia, dores de cabeça e manchas vermelhas no corpo. O tratamento da febre maculosa é realizado pelos médicos através da aplicação de antibióticos no paciente.

Vale ressaltar que ainda não existe uma vacina contra a Febre Maculosa. A forma mais eficaz de se proteger, segundo recomendação dos médicos, é efetuar a retirada do carrapato do corpo em até seis horas após a picada.

O médico-veterinário Indalécio Antônio de Melo, do Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ), revela que a Gerência Regional de Divinópolis exigiu a coleta de material em animais na região de Pará de Minas onde foi registrado um caso da doença:


Indalécio Antônio de Melo
febremaculosaindalecioantonio1

Os proprietários de cavalos consultados disseram que naquela região da cidade vivem várias capivaras. Esses animais também são hospedeiros do carrapato estrela junto com os cães e os equinos:

Indalécio Antônio de Melo
febremaculosaindalecioantonio2

Os carrapatos estrela têm um ciclo de reprodução e por isso a medida protetiva que deveria ser feito por meio de uma rotação de pastagem. Desta forma os animais estariam em diferentes locais e evitaria o contato:

Indalécio Antônio de Melo
febremaculosaindalecioantonio3

Todo o material coletado dos animais nos bairros Morada Cores de Minas e Recanto da Lagoa foi encaminhado para o laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte. O resultado sairá dentro de alguns dias.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!