Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Prova de vida garante pagamento de benefícios previdenciários

INSS/Divulgação

Para evitar fraudes no sistema previdenciário, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) torna obrigatória a realização da prova de vida de aposentados e pensionistas que recebem benefícios pelo órgão.

Quem tem valores depositados em conta corrente, poupança ou via cartão magnético e não faz a comprovação tem o pagamento suspenso. Para fazer a prova de vida basta comparecer ao banco onde o benefício é creditado e apresentar um documento de identidade com foto.

Algumas instituições financeiras já fazem o procedimento em terminais de autoatendimento por meio de um sistema biométrico. Com isso, o segurado, que já comprovou que está vivo, recebe uma nova senha de acesso ao sistema do INSS.

Se o beneficiário tiver dificuldades de locomoção ou estiver no exterior, pode fazer a comprovação por meio de procuração. O modelo está na página da Previdência Social.

Benefícios suspensos
Anualmente, os bancos determinam um prazo para que aposentados e pensionistas comprovem que estão vivos. Mas caso o segurado tenha perdido o prazo, a orientação é procurar a instituição financeira e regularizar a situação em qualquer período do ano.

Até março de 2018, mais de 2 milhões dos 34 milhões de beneficiários ainda não tinham feito a prova de vida. Sem a comprovação, mais de 112,7 mil benefícios foram suspensos ou cancelados no ano passado. O pente-fino gerou uma economia de R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos. Com informações do INSS

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm