Museu do Rio de Janeiro devolve parte do meteorito que caiu em Pará de Minas em 1934

meteorito_parademinas1
Muitos pará-minenses não sabem, mas no ano de 1934 ocorreu um grande fenômeno na comunidade de Palmital, zona rural de Pará de Minas. Na ocasião caiu do espaço sideral um enorme meteorito, pesando mais de 102 quilos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Á época o metal foi encontrado João Bertoldo Dias, que levou a grande pedra para casa. O tempo passou e o material acabou sendo vendido por pessoas oportunistas e foi parar no Museu Histórico do Rio de Janeiro.

Segundo as fontes históricas, trata-se de um dos maiores meteoritos que já caíram no Brasil. Ele chamou a atenção dos estudiosos e por isso foi fragmentado e as partes enviadas para algumas regiões do mundo.

Dois pedaços estão nos Estados Unidos e um fragmento em São Paulo. Agora o quarto pedaço chegou a Pará de Minas. A peça pesa um 1 quilo e 300 gramas será exposta no Museu Histórico Municipal.

O corretor de imóveis Edson Campolina Pontes conta que esteve no Rio de Janeiro no ano de 1944 participando de uma excursão com o grupo de escoteiros. Na oportunidade ele descobriu a peça e teve a ideia de solicitar uma parte para Pará de Minas.

Ele conta que o processo foi longo e foram redigidos relatórios citando nomes de ilustres pará-minenses como Benedito Valadares Ribeiro, Castelo Branco, entre outros. Até o Exército Brasileiro precisou autorizar a vinda do meteorito:

Edson Campolina Pontes
edscamp_mtr

meteorito_parademinas2
Ana Maria Campos, gerente do Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam) enalteceu a iniciativa tomada por Edson Campolina Pontes. Segundo ela, o acervo histórico será muito enriquecido com o pedaço do meteorito que viajou milhares de quilômetros até cair na região:

Ana Maria Campos
anmarcp_mtr

A vinda do metal só foi possível devido à atuação do deputado federal Eduardo Barbosa. A intervenção do parlamentar aconteceu através de seu filho Daniel Fioravante Barbosa e agora a história de Pará de Minas ficou ainda mais rica com o fragmento do meteorito:

Eduardo Barbosa
edbarbosa_mtr

O Museu Histórico de Pará de Minas tomará todas as providências para expor a peça com toda segurança. Além disso, serão levantadas novas informações relativas à histórica queda do meteorito.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!