Acaba o prazo para granjas avícolas cumprir normas de biossegurança


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) deu prazo até este sábado, 3 de março, para que os proprietários das granjas de aves solicitarem o registro veterinário no Serviço Estadual (SVE).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O procedimento deve ser feito para que seja realizada a vistoria e emissão do Laudo de Inspeção Física e Sanitária por parte do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

As granjas precisam comprovar o cumprimento das normas de biosseguridade, como a instalação de telas e outras medidas contidas na Instrução Normativa do Mapa nº 56/2007.

A medida visa prevenir as aves de doenças como a influenza aviária, Doença de Newcastle e salmoneloses. Os avicultores devem entregar documentação e informar que estão aptas a receber auditoria do serviço veterinário oficial.

O veterinário do órgão estadual é responsável pelo controle sanitário do estabelecimento e atesta por meio de declaração que a propriedade atende a todos os requisitos de biosseguridade previstas em lei.

De acordo com o veterinário do IMA, Gustavo Ribeiro, até o momento foram recebidos 111 pedidos de registros. Agora serão feitas as visitas nas granjas e as inconformidades apontadas terão que ser sanadas em 30 dias:


Gustavo Ribeiro
fiscalizacaogranjasgustavoribeiro1

Um produtor de aves era considerado um caso perdido e não havia a perspectiva de fazer o registro no início deste processo na região de Pará de Minas. Porém, ele trabalhou arduamente, reverteu a situação e já está pronto para ter a granja registrada:

Gustavo Ribeiro
fiscalizacaogranjasgustavoribeiro2

Na área de atuação do IMA de Pará de Minas existem aproximadamente 230 granjas de aves. No Brasil em torno de 41 mil granjas, sendo o maior exportador mundial de carne de frango. A produção avícola é exportada para aproximadamente 160 países. O setor é responsável por boa parte da economia do país.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!