1º Dia: Elias Diniz suspende concurso, fala sobre UPA, máquinas sucateadas e 13º atrasado de servidores


Esta segunda-feira, dia 2 de janeiro, foi o primeiro dia de trabalho da gestão do prefeito Elias Diniz (PSD). Durante a cerimônia de posse, no domingo (1º), o novo chefe do Poder Executivo Municipal prometeu muito trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De forma descontraída ele convidou publicamente o vice-prefeito e secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Porfírio de Oliveira Filho (PV), para chegar à prefeitura bem cedo, por volta das 5h30min desta segunda.

Já pela manhã foi realizada uma reunião com todos os agentes de endemias no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Eles passaram por nova capacitação visando melhorar o combate ao mosquito transmissor da Dengue e outras doenças.

Uma prioridade do novo governo é combater os criadouros do Aedes aegypti e evitar uma epidemia de doenças, também entre elas estão a Febre Chikungunya e o Zika Vírus.

A eficiência no combate a Dengue foi destacada pelo secretário municipal de Saúde, Gilberto Denoziro. O médico ortopedista está de volta à administração pública depois de ter trabalhado durante a gestão do ex-prefeito Inácio Franco.

O secretário municipal de Cultura e Comunicação Institucional, Paulo Duarte, assume um cargo público pela primeira vez. Ele informou que o Bariri em Forma está suspenso e que a prioridade será a organização das equipes de trabalho da secretaria.

No final da tarde desta segunda (2) o prefeito Elias Diniz (PSD) fez uma avaliação dos primeiros trabalhos desenvolvidos à frente do município. O primeiro passo está sendo o levantamento da real situação da máquina pública.

O gestor ressalta que a primeira ação foi conhecer toda a estrutura funcional do município em suas diversas áreas. Elias Diniz começou o dia visitando as instalações do Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira (P.A.) às 5 horas:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz1

A segunda visita foi na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, no bairro São Pedro. O chefe do Poder Executivo disse que encontrou máquinas sem manutenção e paradas. Toda essa situação será resolvida:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz2

Em seguida o gestor esteve na farmacinha municipal, localizada no Centro de Serviços Urbanos (CENSU), na praça Torquato de Almeida. Ele verificou toda a logística e o sistema operacional do órgão para que seja feito um planejamento visando evitar o desperdício. Para isso vem sendo estudada a implantação do prontuário eletrônico:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz3

O prefeito de Pará de Minas anunciou a chegada de um novo banco de dados eletrônico para que os agentes de saúde possam realizar um trabalho mais eficiente na atenção primária realizada pelo Programa de Saúde da Família:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz4

Em relação à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Morel Mendonça Meireles, o novo chefe do Poder Executivo explicou que está sendo analisado se o prédio foi liberado pela empreiteira responsável pela obra. Após esse levantamento que será dado o parecer sobre o funcionamento da unidade:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz5

Sobre o novo organograma da Prefeitura de Pará de Minas, Elias Diniz disse que está aguardando a apresentação do quadro de servidores de cada secretaria. A partir dessas informações será feito um remanejamento:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz6

O concurso público publicado pelo ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) será suspenso temporariamente. O novo prefeito vai rever os quadros de cargos e salários e o novo edital contemplará a guarda municipal que fará parte do processo de municipalização do trânsito na cidade:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz7

Elias Diniz garante que apesar de estar suspenso a partir desta terça-feira (3), o concurso público será realizado pela Prefeitura de Pará de Minas. Ele orienta a todos os candidatos a continuarem estudando e aguardarem algumas definições:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz9

Quanto aos cargos comissionados, a administração continuará enxugando a máquina pública. Elias Diniz garante que não haverá prejuízos na prestação de serviços e o foco será a eficiência dos serviços públicos:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz8

Já a situação dos servidores públicos contratados também será analisada caso a caso. Grande parte, especialmente da área da Educação, será recontratada para o ano letivo. No que se refere a novas contratações, serão liberadas somente as necessárias:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz10

O pagamento do restante do décimo terceiro salário dos servidores que ainda não receberam será uma prioridade do atual governo. Além disso, os vencimentos serão honrados rigorosamente em dia durante os próximos quatro anos, garante Elias Diniz:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz11

Para finalizar foi abordada a questão do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). A entidade filantrópica atravessa uma grave crise financeira e depende das subvenções do município. Elias Diniz se limitou a dizer que o HNSC será um grande parceiro:

Elias Diniz
primeirodiaeliasdiniz12

O prefeito de Pará de Minas informou que todos os números referentes à situação financeira do município estão sendo levantados. Um relatório detalhado deverá ser divulgado até o final desta semana.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!