Presidente do COMID afirma que a terceira idade não tem motivos para comemorar o Dia do Idoso

Tomaz Silva/Arquivo/Agência Brasil

O Dia Nacional do Idoso será comemorado neste domingo, 1º de outubro. A data é um importante momento para que toda a sociedade venha a meditar no cuidado que as pessoas da terceira idade necessitam.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Comemora-se o Dia Internacional da Terceira Idade e os 10 anos do Estatuto do Idoso. A legislação foi um grande avanço na garantir dos direitos das pessoas mais velhas.

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a população de idosos vem crescendo a cada ano. Isso demanda um cuidado especial que precisa ser dado por parte do poder público e das famílias.

Em Pará de Minas vivem milhares de idosos que trabalharam duro a vida toda para sustentar a família e contribuir com o progresso do município. Agora eles desfrutam da merecida aposentadoria e alguns continuam trabalhando.

Porém, uma parcela de pessoas idosas tem os direitos violados por parentes. Não recebem a atenção, o carinho e o amor que são essenciais nesta fase da vida. Alguns acabam sendo explorados e até mesmo maltratados.

De acordo com José Raimundo de Almeida, presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (COMID), é preciso lembrar das pessoas que estão na terceira idade todos os dias e na avaliação dele, infelizmente não há motivos para comemorar a data:


José Raimundo de Almeida
diadoidosojoseraimundo1

Em relação às agressões físicas e psicológicas enfrentadas por idosos, ele informa que as famílias que cometem esses abusos são advertidas e os casos levados a conhecimento da Promotoria de Justiça da Comarca:

José Raimundo de Almeida
diadoidosojoseraimundo2

O Dia do Idoso foi estabelecido em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal. Ele era comemorado em 27 de setembro, mas foi transferido para 1º de outubro, data em que foi criado o Estatuto do Idoso no Brasil.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!