Inaugurações de obras e eventos culturais para celebrar os 158 anos de Pará de Minas. Veja a programação completa


A programação comemorativa aos 158 anos de emancipação político-administrativa de Pará de Minas foi aberta na manhã desta sexta-feira, 1º de setembro. A primeira solenidade foi uma sessão cívica marcando o início da Semana da Pátria no município.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Para o mês de setembro estão previstas diversas atividades para celebrar o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro; Dia de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Pará de Minas, em 15 de setembro e o aniversário do município dia 20 de setembro.

Também serão inauguradas obras concluídas pela administração pública municipal. O prefeito Elias Diniz (PSD) destaca algumas dessas benfeitorias que serão entregues a população:


Elias Diniz
aniversarioeliasdiniz1

O chefe do Poder Executivo Municipal também cita outros eventos relacionados com a programação cultural. Uma oportunidade de demonstrar o talento dos artistas da terra:

Elias Diniz
aniversarioeliasdiniz2

O gestor também ressaltou a importância do momento de fé que acontecerá durante as celebrações da padroeira do município. Uma oportunidade para os católicos pedirem as bênçãos e a intercessão de Nossa Senhora da Piedade:

Elias Diniz
aniversarioeliasdiniz3

Veja abaixo a programação alusiva aos 158 anos de Pará de Minas.

Sábado – 2 de Setembro
8 horas – 1º ATINGE – Atividade Intergrupos Escoteiros, em parceria com o 69º Grupo Escoteiro José Ildeu Gramiscelli e 22º Grupo Escoteiro Acauã, de Lavras, na rua Inocêncio III, 359, bairro São Francisco.

8 às 12h30 / 13 às 17 horas – Capacitação de Futsal na Câmara Municipal (Parte teórica) e Ginásio Poliesportivo Professor Daniel Barbosa, na Escola Estadual Fernando Otávio (Parte prática).

8 horas – Festival de Natação na rua Barbosa da Silva, 153, bairro Coração de Jesus,

Domingo – 3 de Setembro
9h30 – Batizado e Troca de Cordas 2017 do Grupo Abadá Capoeira na Escola Estadual Torquato de Almeida, localizada na praça Torquato de Almeida, 22,  Centro.

10 horas – Música nos Ares, com a Banda de Música Lira Santa Cecília pelas ruas dos bairros Nossa Senhora das Graças, Perfeito Walter Martins Ferreira e Serra Verde.

Segunda-feira – 4 de Setembro
8 horas – Sessão cívica da Semana da Pátria na praça Frei Concórdio, bairro São Francisco.

Terça-feira – 5 de Setembro
8 horas – Sessão cívica da Semana da Pátria na praça Frei Paciano Van Schaijak OFM (Praça da Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, bairro Providência.

13h30 – 4ª edição do Dia Assistencial na Comunidade Terapêutica Feminina Sovida, localizada na Estrada dos Costas.

20 horas – Abertura da Exposição Gravuras, da artista plástica Yara Tupynambá, na Casa da Cultura, localizada na praça Torquato de Almeida, 26, Centro. A mostra ficará aberta à visitação pública até o dia 30 de setembro, das 7 às 17 horas.

Quarta-feira – 6 de Setembro
8 horas – Sessão cívica da Semana da Pátria na praça Simão Pedro, bairro São Pedro.

16 horas – Inauguração da cobertura da área de recreação da Escola Municipal Dona Cotinha, na rua Ivo Rezende Mendonça, 150, bairro Padre Libério.

20 horas – Recital da Escola Municipal de Música Geraldo Martins Concerto em homenagem aos 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com Marija Mihajlovc (violino), Robson Fonseca (violoncelo) e Miriam Bastos (piano) no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, localizado na praça Torquato de Almeida, 26 , Centro.

Quinta-feira – 7 de Setembro
7 horas – Celebração eucarística em ação de graças à Pátria no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

8 horas – Sessão cívica do Dia da Pátria na Praça da Independência.

8 horas – Corrida da Independência em parceria com a Corredores de Rua de Pará de Minas (CORPAM) com concentração e largada na praça Santo Antônio, Distrito de Ascensão.

10 horas – Culto cívico da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Pará de Minas (ALIANÇA) no Plenário da Câmara Municipal.

Sábado – 9 de Setembro
8 horas – Corrida para Todos com largada em frente a Escola Estadual Lenir Medina, na rua Vereador José de Almeida Mendonça, bairro Santos Dumont.

Terça-feira – 12 de Setembro
20 horas – Abertura da exposição Hélio Petrus: 50 anos de arte neobarroca, na Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (SICA), localizada na rua Dr Higino s/n, Centro.

Quarta-feira – 13 de Setembro
8 às 11 horas – A Melhor Idade é Agora, com atividades físicas para idosos no Parque do Bariri.

13 horas – 5ª edição do Dia Assistencial e Varal Solidário, em parceria com o CRAS José Ferreira de Abreu, na rua Major Fidélis, 136 – Centro.

Quinta-feira – 14 de Setembro
16 horas – Inauguração da quadra Amadeu Lopes Flores Filho no Clube Atlético Paraminense localizada rua Pedro Henriques Pereira, 201, bairro Padre Libério.

20 horas – Recital dos Professores da Escola Municipal de Música Geraldo Martins no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, localizado na praça Torquato de Almeida, 26 – Centro.

Sexta-feira – 15 de Setembro
Dia de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Pará de Minas

9 horas – Oficina de Jongo: um convite à dança, música, memória e a poesia na Casa da Cultura, localizada na praça Torquato de Almeida, 26, Centro.

Sábado – 16 de Setembro
9 às 15 horas – 1º Encontro Mineiro de Capoeira em parceria com o grupo Cais da Bahia, na praça Padre José Pereira Coelho, Centro.

Domingo – 17 de Setembro
8 horas – UNASCO em Ação na rua Inocêncio III, bairro São Francisco.

18 a 25/09
Semana Municipal da Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas públicas para a Juventude.

18 e 21 – Segunda e Quinta-feira
18h30 – Torneio Relâmpago de Futsal para a Juventude, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude na Quadra Esportiva José do Patrocínio (ABEV), localizada na rua Francisco Assis Marinho, 353, bairro Recanto da Lagoa.

Terça-feira – 19 de Setembro
8 e 13h30 – Visita dos socioeducandos do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF – Núcleo JK) a Patrimônios Culturais – Casa da Cultura e Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado.

9 e 14h30 – Visita dos socioeducandos do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF – Núcleo JK) a Patrimônios Culturais – Museus Histórico.

18 horas – Show Força e Ação, em parceria com a ASCIPAM na avenida Presidente Vargas, 510, Vila Raquel.

20 a 24 de Setembro
XXXIII Festa Estadual do Frango e XXII Festa do Suíno no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

Quarta-feira – 20 de Setembro
158º Aniversário de Emancipação Político-Administrativo de Pará de Minas

7 horas – Celebração Eucarística em Ação de Graças ao município no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

8 horas – Sessão cívica com a participação da Banda de Música Lira Santa Cecília na praça Padre José Pereira Coelho.

9h30 – Solenidade de outorga de Títulos de Cidadania Honorária no Plenário da Câmara Municipal, localizada na avenida Presidente Vargas, 1935, bairro Senador Valadares.

19 horas – Solenidade de outorga de Diplomas de Honra ao Mérito no plenário da Câmara Municipal.

20 horas – Shows gratuitos com Roll Back, Marcelinho de Lima e a banda Lex Luthor no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

Quinta-feira – 21 de Setembro
9 às 16 horas – III Jornada da Leitura Inclusiva em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Plenário da Câmara Municipal.

9 horas – Plantio de mudas de árvores na avenida João Paulo II, bairro Padre Libério.

14 horas – Plantio de mudas de árvores na avenida Presidente Vargas, bairro São Francisco.

18h30 – Torneio Relâmpago de Futsal para a Juventude na quadra poliesportiva Cláudio Lopes Vilaça, bairro São Cristóvão.

20 horas – 37ª edição do projeto Quinta no Museu, apresentando Serenata para Pará de Minas com as irmãs Silva e participação do Coral Nossa Senhora da Piedade, no Museu Histórico de Pará de Minas. O evento integra a 11ª Primavera de Museus.

20 horas – Palestra Relógio ou Bússola – Qual o Seu Tempo? – com o padre Christian Shankar, no Clube ASCIPAM, rua Madressilva, 384,  bairro Jardim Castelo Branco.

Sexta-feira – 22 de Setembro
16 horas – Inauguração da Quadra Poliesportiva Orides Gonçalves de Oliveira, da Quadra de Malha José Ferreira da Silva e da Academia de Saúde Enfermeiro João Bosco Magela Mendonça, na rua Altino Correia Viana, bairro Dom Bosco.

18 horas – FAPAM em Ação – Semana da Responsabilidade Social com palestras, oficinas, apresentações culturais e atendimentos jurídicos, médicos, psicológicos e pedagógicos, no estacionamento da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), localizada na rua Ricardo Marinho, 110, bairro São Geraldo.

Sábado – 23 Setembro
8 horas – 6º Pedala Berlaar, em parceria com o Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, com saída da escola, na rua Dr. Higino, 3,  Centro.

8 às 12 horas – FAPAM em Ação – Semana da Responsabilidade Social com palestras, oficinas, apresentações culturais e atendimentos jurídicos, médicos, psicológicos e pedagógicos, no estacionamento da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), localizada na rua Ricardo Marinho, 110, bairro São Geraldo.

18h30 – Torneio Relâmpago de Futsal para a Juventude em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Públicas para a Juventude na quadra poliesportiva na rua Cláudio Lopes Vilaça, bairro São Cristóvão.

Domingo – 24 de Setembro
8 horas – 1º Torneio 3×3 de Basquete no Parque do Bariri.

8h30 – 11º Encontro Regional dos Idosos com entrada gratuita no Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

Domingo a Quinta-feira – 24 a 28 de Setembro
Semana dos Idosos

Segunda – 25 de Setembro
13 horas – Campeonato Proesporte – Futsal, com participação dos socioeducandos do Programa Municipal de Atendimento Familiar (PROMAF), ginásio poliesportivo Professor Daniel Barbosa, na Escola Estadual Fernando Otávio.

13 horas – Curso de costureiro do vestuário assistente, em parceria com SESI, SENAI e FIEMG, na Unidade Móvel que ficará estacionada na praça Torquato de Almeida, Centro.

Segunda-feira – 25 de Setembro
14 horas – Educação Patrimonial: visita guiada ao setor de restauração de livros da Biblioteca Pública Municipal Professor Mello Cançado e ao Arquivo Público Municipal Mário Luiz Silva, na Casa da Cultura, localizada na praça Torquato de Almeida, 26, Centro.

19 horas – 3ª Audiência Pública para apresentação das metas e relatórios fiscais no Plenário da Câmara Municipal.

Segunda a sexta-feira – 25 a 29 de setembro
Semana Municipal de Conscientização do Trânsito Seguro

Terça e quarta-feira – 26 e 27 de Setembro

2ª Feira da Escola de Negócios da FAPAM, no Campus da Faculdade de Pará de Minas (FAPAM), na rua Ricardo Marinho, 110, bairro São Geraldo.

Terça-feira – 26 de Setembro
7h30 – 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas no Sindicato Rural Patronal, localizado na Travessa Ricardo Braga, 37, Centro.

14 horas – Celebração Eucarística em Ação de Graças a Semana do Idoso no Centro de Convivência dos Idosos, localizado na rua São Francisco de Assis, 140, bairro JK.

Quarta-feira – 27 de Setembro
9 às 12 horas – 1º Workshop dos empresários do Circuito Verde Trilha dos Bandeirantes no Sindicato Rural Patronal, localizado na Travessa Ricardo Braga, 37, Centro.

Quinta-feira – 28 de Setembro
9 horas – Lançamento do Selo de Inspeção Municipal (SIM) no Sindicato Rural Patronal, localizado na Travessa Ricardo Braga, 37, Centro.

13 às 16 horas – Forró da Terceira Idade no Centro de Convivência dos Idosos.

20 horas – Abertura da Exposição Coletivo de Artistas Paraminenses, com obras dos artistas: Alexandre Pinto, Ângela Xavier, Arlete Paim, Beatriz Valdez, Dagmar Freitas, Edna Morato, Eduardo Rodrigues, Edward Carvalho, Eloísa Xavier, Érica Gaede, Evaldo Firmino, Fábio Cerqueira, Fernando Grassi, João Batista Leite, José Napoleão, Leonardo Campos, Lena Teixeira, Raísa Lage, Rogério Mendonça, Rômulo Valadares, Rony Morais, Suzana Grassi, Theo Amaral, Vânia Barbosa e Wagner Vasconcelos – Casa dos Contos – rua São José, 12, Centro – Outro Preto-MG.

30 de Setembro a 07 de Outubro
8º Festival de Arte e Cultura, 5º Parabenjamim: Festival de Palhaço e Festival Mundial de Circo. Programação completa no site da prefeitura.

Sábado – 30 de Setembro
8 horas – Corrida para Todos na rua Vereador Bernardino Alves Ferreira, bairro Prefeito Walter Martins Ferreira.

Domingo 1º de Outubro
10 horas – Inauguração de melhorias no campo de futebol Antônio Soares (Campo do Ajax), na avenida Santa Efigênia, bairro Ozanam.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!