Campanha de vacinação de cães e gatos em Pará de Minas será realizada em agosto


Assim como em anos anteriores, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá mais uma Campanha de Vacinação Antirrábica em Pará de Minas. Em 2017 foram imunizados 12.828 cães e gatos e a meta desta vez é superar este número.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O contágio da doença acontece por meio da troca de secreções, algum tipo de contato sanguíneo ou pela mordida. No caso dos cachorros a patologia é muito conhecida como raiva canina. A única forma de prevenir é com a vacina.

A zoonose – doença transmitida dos animais para o homem – é bem conhecida. Mesmo estando praticamente erradicada é importante vacinar todos os cães e gatos para evitar a ocorrência de casos.

Em breve será divulgado o calendário da campanha e com isso os animais poderão ser levados ao Centro de Controle de Zoonoses São Francisco de Assis (CCZ), localizado no bairro Papa João Paulo II, nas proximidades do Parque de Exposições Francisco Olivé Diniz.

De acordo com Rogério Francisco Marinho, agente de combate a Endemias, todos os preparativos estão sendo feitos para que seja atendida a demanda de imunização dos animais em todas as regiões do município:


Rogério Francisco Marinho
vacinaraivarogeriomarinho1

O Departamento de Vigilância em Saúde está aguardando o envio do lote de vacinas por parte da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis. A previsão é de iniciar a campanha no dia 1º de agosto:

Rogério Francisco Marinho
vacinaraivarogeriomarinho2

Nos dias 18 e 25 serão realizados os chamados “Dia D” de vacinação contra a raiva animal. O calendário está sendo elaborado e a partir do dia 27 de agosto será atendida a demanda de toda a zona rural.

No ano passado os animais foram levados até as Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, praças e locais públicos do município. Provavelmente será seguido o mesmo cronograma em 2018.

Nova Serrana
O município de Nova Serrana, que também está incluído na área da Gerência Regional de Saúde de Divinópolis, tem um cronograma diferente e já iniciou a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal. As vacinas começaram a ser aplicadas no dia 25 de junho. O calendário vai até o dia 26 de julho na zona rural e nos dias 4 e 11 de agosto a imunização ocorrerá na área urbana.

A meta do município de Nova Serrana é alcançar aproximadamente 11 mil animais. A imunização acontece em pontos como igrejas, PSF’s, quadras, escolas, praças, campos de futebol e em algumas comunidades rurais de porta a porta.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!