Vacinação é a melhor arma para combater Sarampo. População precisa fazer sua parte


O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral, transmissível, extremamente contagiosa e muito comum na infância. Os sintomas iniciais são: febre e tosse persistente, irritação ocular e corrimento do nariz.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em seguida surgem manchas avermelhadas no rosto que progridem em direção aos pés e tem a duração mínima de três dias. Além disso, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia, lesão cerebral e morte.

O vírus pode causar diarreias e até infecções. Estas complicações, na maioria das vezes, atingem com maior gravidade os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.

A transmissão acontece geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração. Além de secreções respiratórias ou da boca, também é possível se contaminar através da dispersão de gotículas com partículas virais no ar.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, em Pará de Minas é realizado um trabalho rotineiro de conferência dos cartões de vacina por meio das visitas dos agentes de saúde as residências:


Paulo Duarte
vacinacontrasarampopauloduarte1

A população deve ajudar no combate ao Sarampo por observar o cartão de vacina e procurar o posto de saúde mais próximo ou a Policlínica. A dose está disponível gratuitamente a todos os paraminenses:

Paulo Duarte
vacinacontrasarampopauloduarte2

O sistema da Secretaria Municipal de Saúde ainda não disponibiliza todos os registros de vacinação da população. Por isso é importante encontrar o cartão e procurar a ajuda da unidade de saúde mais próxima:

Paulo Duarte
vacinacontrasarampopauloduarte3

Devido ao alto grau de risco de contágio, a única forma de prevenção é a vacinação. Em algumas regiões do país o sarampo vem fazendo vítimas e um possível surto preocupa todas as autoridades.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!