Banner Águas de Pará de Minas   Banner Fapam

Tecnologia inovadora de medição remota da Gasmig permite leitura em tempo real


Trabalho realizado pela Gasmig no Mercado Central de Belo Horizonte, que completou 87 anos em 2016, envolve uma solução tecnológica exclusiva, que permite a medição remota do consumo de gás.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com a tecnologia, a companhia recebe os dados pela internet, o que dispensa o deslocamento do leiturista até o local, reduzindo custos do serviço. E consegue também identificar falhas de maneira mais rápida e definir o perfil de consumo, assim como realizar de maneira ágil o cálculo e o faturamento para o cliente devido à transmissão online dos dados de consumo.

A companhia fornece gás natural a 20 lojas — outras quatro fecharam contratos com a empresa e aguardam finalização da rede —, mais o refeitório dos funcionários. A primeira etapa do projeto de instalação de tecnologia para o fornecimento do energético teve início em março deste ano. O trabalho de conversão das lojas para a utilização do combustível foi concluído em julho.

Hoje, entre 40 e 50 mil pessoas frequentam o espaço diariamente, chegando a 80 mil durante os finais de semana, com média de 1,2 milhão de clientes por mês. À disposição deles estão produtos que vão frutas, carnes, temperos, panelas, cachaças, artesanato e uma infinidade de produtos. Para atender ao público, são 3 mil funcionários distribuídos entre lojas, segurança e limpeza.

Tecnologia exclusiva
A nova tecnologia de leitura remota de consumo de gás desenvolvida pela Gasmig em parceria com um fornecedor de equipamentos permite, via telecomunicação, que cada medidor de gás transmita os registros de consumo diretamente para os servidores da companhia, o que dispensa a visita de um leiturista para a medição das lojas.

“Para o serviço, desenvolvemos e instalamos em um curto espaço de tempo uma tecnologia de leitura remota exclusiva da companhia, com custo e benefício adequados para o atendimento ao segmento comercial. A operação não depende de serviços de terceiros”, explica o Supervisor Técnico de Gás (OP), Robert Braga de Souza.

“Em resumo, o consumo das lojas do Mercado Central poderá ser monitorado em tempo real”, completa Murilo Barboza Morgado, analista de sistema de informação (TI) da Gasmig.

Outra novidade, informa Gilson de Souza Inácio, técnico de medição de gás (OP), foi a utilização de armários com lentes nos medidores de consumo.

Os medidores foram instalados em uma altura elevada com objetivo de não interferir no fluxo das pessoas. “Mas a inspeção é possível graças a lentes que permitem, sempre que necessário, o exame à distância, no solo”, detalha Inácio.

A Gasmig tem capacidade para fornecer 130 mil metros cúbicos mensais para o Mercado Central, já levando em consideração o aumento da demanda com ampliações futuras e a substituição do gerador atual a diesel por um gerador a gás natural.

Entre as principais vantagens estão a segurança e a praticidade oferecida pelo gás natural — por ser mais leve que o ar, em caso de vazamentos, oferece mais segurança aos profissionais em operação na cozinha, no atendimento e também aos clientes. E os lojistas não precisam mais estocar os antigos botijões de gás, já que o fornecimento é ininterrupto, 24 horas por dia. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm