Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Exposições contam histórias da Banda Lira Santa Cecília e da Academia de Letras de Pará de Minas


Nesta sexta-feira, 1º de setembro, será aberto o calendário de comemorações dos 158 anos de emancipação político-administrativa de Pará de Minas. O aniversário será na quarta-feira, dia 20 de setembro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A partir das 20 horas, desta sexta (1º) no Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM), serão abertas as exposições sobre a história da Banda de Música Lira Santa Cecília e a Academia de Letras de Pará de Minas (ALPM). Vários objetos e informações estarão expostos.


A Banda de Música Lira Santa Cecília surgiu no ano de 1937 sob inspiração de Antônio de Almeida Assis, fundador e primeiro maestro. O primeiro nome atribuído ao conjunto foi Banda Santo Antônio, em homenagem ao fundador.

No ano de 1945 foram encerradas suas atividades, as quais retornaram em 1947 com o nome de Banda de Música Lira Santa Cecília. A escolha do novo nome baseou-se na padroeira dos músicos: Santa Cecília.


No ano de 1954 foi construída a sede oficial da entidade. Em 1960 os músicos se apresentavam em festas cívicas e religiosas em outras cidades. Para revelar novos talentos foi criada em 1996 a Escola Municipal de Música Geraldo Martins (Geraldinho do Cavaquinho).

A Banda de Música Lira Santa Cecília foi registrada como bem imaterial do município no dia 19 de agosto de 2010. Andrea Moreira, integrante da Banda Lira Santa Cecília, destaca a importância de relembrar os 80 anos da instituição:


Andrea Moreira
exposicoesandrea

Carmélia Cândida, presidente da ALPM, falou da alegria de comemorar 20 anos de fundação da entidade que tem estimulado a leitura e a escrita no município nas últimas duas décadas:


Carmélia Cândida
exposicoescarmelia

Ana Maria Campos, gerente do MUSPAM, ressaltou a grata satisfação de abrir as comemorações do aniversário de Pará de Minas mostrando a história de duas entidades que são um grande patrimônio cultural do município:


Ana Maria Campos
exposicoesana

Nesta sexta-feira (1º), às 8 horas, haverá Sessão Cívica de abertura da Semana da Pátria na praça Afonso Pena, em frente a prefeitura. Às 14 horas, acontecerá a Gincana do Saber no plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas.

Ainda como parte da programação de aniversário da cidade, às 17 horas será lançado o Projeto Energia Cidadã pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG). O evento acontecerá na quadra Milton Cândido da Silva, no bairro Padre Libério.

Sábado – 2 de setembro
8 horas – 1º ATINGE – Atividade Intergrupos Escoteiros, em parceria com o 69º Grupo Escoteiro José Ildeu Gramiscelli e 22º Grupo Escoteiro Acauã, de Lavras | Rua Inocêncio III, 359 – São Francisco.

Das 8 às 12h30 e das 13 às 17 horas – Capacitação de Futsal no Auditório da Câmara Municipal (Parte teórica) e Ginásio Poliesportivo Professor Daniel Barbosa, Escola Estadual Fernando Otávio (Parte prática).

8 horas – Festival de Natação na rua Barbosa da Silva, 153 – Coração de Jesus.

Domingo – 3 de setembro
9h30 – Batizado e Troca de Cordas 2017 do Grupo Abadá Capoeira na Escola Estadual Torquato de Almeida, localizada na praça Torquato de Almeida, 22, Centro.

10 horas – Música nos Ares, com a Banda de Música Lira Santa Cecília pelas ruas dos bairros Nossa Senhora das Graças, Prefeito Walter Martins Ferreira e Serra Verde.

Segunda-feira – 4 de setembro
8 horas – Sessão Cívica da Semana da Pátria na praça Frei Concórdio, bairro São Francisco.

Terça-feira – 5 de setembro
8 horas – Sessão Cívica da Semana da Pátria na praça Frei Paciano Van Schaijak OFM (Praça da Matriz de Nossa Senhora da Imaculada Conceição), o bairro Providência.

13h30 – 4ª edição do Dia Assistencial na Comunidade Terapêutica Feminina Sovida, localizada às margens da Estrada dos Costas.

20 horas – Abertura da exposição Gravuras, da artista plástica Yara Tupynambá na Casa da Cultura, localizada na praça Torquato de Almeida, 26, Centro. A mostra ficará aberta à visitação até o dia 30 de setembro, das 7 às 17 horas.

Quarta-feira – 6 de setembro
8 horas – Sessão Cívica da Semana da Pátria na praça Simão Pedro, no bairro São Pedro.

16 horas – Inauguração da cobertura da área de recreação da Escola Municipal Dona Cotinha, localizada na rua Ivo Rezende Mendonça, 150, bairro Padre Libério.

20 horas – Recital da Escola Municipal de Música Geraldo Martins Concerto em homenagem aos 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), com Marija Mihajlovc (violino), Robson Fonseca (violoncelo) e Miriam Bastos (piano). O evento acontecerá no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida, na praça Torquato de Almeida, 26, Centro.

Quinta-feira – 7 de setembro
7 horas – Celebração Eucarística em Ação de Graças à Pátria no Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

8 horas – Sessão Cívica do Dia da Pátria na praça da Independência, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças.

8 horas – Corrida da Independência, em parceria com os Corredores de Rua de Pará de Minas (CORPAM). A concentração e largada será na praça Santo Antônio, no distrito de Ascensão.

10 horas – Culto Cívico da Associação de Pastores e Líderes Evangélicos de Pará de Minas (ALIANÇA) no Plenário da Câmara Municipal de Pará de Minas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm