Capacitação debate práticas e desafios do enfrentamento do Trabalho Infantil em Pará de Minas


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu nesta terça-feira, 31 de julho, uma capacitação das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) 2018.

Na oportunidade foi abordado o tema: “Práticas e desafios do enfrentamento do Trabalho Infantil em Pará de Minas”. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho.

No Brasil, infelizmente, existem milhares de crianças trocam as salas de aula por trabalho. Isso ocorre com famílias carentes e que os pais ficam desempregados e sem condições de sobrevivência.

O maior agravante nesta situação delicada é o ingresso de crianças e adolescentes no mundo do crime. Muitos são usados como “aviõezinhos” do tráfico de drogas, andam armados e ganham dinheiro.

Por isso é importante que o poder público tenha políticas voltadas para o combate ao trabalho infantil. Além disso, as famílias precisam de profissionalização para conseguir um bom emprego e meios de subsistência.

Na avaliação de Denise Alencar de Castro, diretora de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a prioridade este ano é a capacitação dos técnicos envolvidos no combate ao trabalho infantil:


Denise Alencar de Castro
capacitacaopetdenisealencar1

As denúncias de menores sendo explorados por meio de trabalho irregular podem ser feitas no Conselho Tutelar e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Todas as providências serão tomadas pelos órgãos:

Denise Alencar de Castro
capacitacaopetdenisealencar2

Walter Ernesto Ude Marques, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou da capacitação em Pará de Minas e destaca a importância de abordar o tema e traçar políticas públicas de enfrentamento do trabalho infantil:


Walter Ernesto Ude Marques
capacitacaopetwalterude1

O PET trouxe uma visão da família de modo geral e os diversos fatores que levam os pais a colocarem os filhos menores a trabalhar. Os danos são muito grandes e agrava a desigualdade social no país:

Walter Ernesto Ude Marques
capacitacaopetwalterude2

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, (OIT) atualmente existem cerca de 150 milhões de crianças vítimas de exploração laboral em todo o mundo. Uma realidade difícil e com sérias consequências.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!