Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Capacitação debate práticas e desafios do enfrentamento do Trabalho Infantil em Pará de Minas


A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu nesta terça-feira, 31 de julho, uma capacitação das ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) 2018.

Na oportunidade foi abordado o tema: “Práticas e desafios do enfrentamento do Trabalho Infantil em Pará de Minas”. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal de Música Geraldo Martins – Geraldinho do Cavaquinho.

No Brasil, infelizmente, existem milhares de crianças trocam as salas de aula por trabalho. Isso ocorre com famílias carentes e que os pais ficam desempregados e sem condições de sobrevivência.

O maior agravante nesta situação delicada é o ingresso de crianças e adolescentes no mundo do crime. Muitos são usados como “aviõezinhos” do tráfico de drogas, andam armados e ganham dinheiro.

Por isso é importante que o poder público tenha políticas voltadas para o combate ao trabalho infantil. Além disso, as famílias precisam de profissionalização para conseguir um bom emprego e meios de subsistência.

Na avaliação de Denise Alencar de Castro, diretora de Trabalho e Renda da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, a prioridade este ano é a capacitação dos técnicos envolvidos no combate ao trabalho infantil:


Denise Alencar de Castro
capacitacaopetdenisealencar1

As denúncias de menores sendo explorados por meio de trabalho irregular podem ser feitas no Conselho Tutelar e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Todas as providências serão tomadas pelos órgãos:

Denise Alencar de Castro
capacitacaopetdenisealencar2

Walter Ernesto Ude Marques, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), participou da capacitação em Pará de Minas e destaca a importância de abordar o tema e traçar políticas públicas de enfrentamento do trabalho infantil:


Walter Ernesto Ude Marques
capacitacaopetwalterude1

O PET trouxe uma visão da família de modo geral e os diversos fatores que levam os pais a colocarem os filhos menores a trabalhar. Os danos são muito grandes e agrava a desigualdade social no país:

Walter Ernesto Ude Marques
capacitacaopetwalterude2

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, (OIT) atualmente existem cerca de 150 milhões de crianças vítimas de exploração laboral em todo o mundo. Uma realidade difícil e com sérias consequências.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm