Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Ação entre equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros visa facilitar atendimentos

Divulgação/SAMU Oeste

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros do município de Formiga realizaram na sexta-feira, 28 de julho, um workshop de integração de ações para potencializar atendimentos de urgência e emergência envolvendo as duas equipes na região.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O evento foi iniciado com uma palestra sobre valorização da vida, mediada por uma psicóloga dos Bombeiros. Em seguida, outro palestrante abordou companheirismo e ética com ênfase no trabalho em equipe, além de ter ocorrido ainda um debate entre os profissionais e um simulado de atendimento onde Bombeiros e SAMU trabalharam juntos.

“Achei interessante que o enfoque do evento foi totalmente diferente. Foi abordada a ética, o atendimento em conjunto, companheirismo. Ou seja, coisas múltiplas para mostrar que não tem desunião e sim união e parceria entre as duas equipes. Essa mentalidade tem que ser criada desde já. Foi reforçado o fator psicológico, e é muito importante, pois, afinal, todos nós temos desequilíbrios e, por isso, é sempre bom lembrar que quando estamos em grupo somos mais fortes, somos como uma manada de elefantes. Não tem quem segure”, avaliou o médico do SAMU, Luiz Nazareno.

Divulgação/SAMU Oeste

O workshop ocorreu das 13h às 18h30, na sede do 5° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar, localizado às margens da MG-050, em Formiga. Elaborado pelas duas equipes, a ação buscou aprimorar técnicas conjuntas, como reforça o tenente do Corpo de Bombeiros, Mateus Cunha.

“Nossa intenção é sermos efetivos. Temos recursos e capacidade de prestar um bom serviço à população, mas se não houver planejarmos e uma boa coordenação, nada disso vai ser importante”.

A enfermeira Marilene de Faria já trabalhou no SAMU do Sul de Minas e hoje integra a equipe no Centro-Oeste. De acordo com avaliação e experiência que tem de outros atendimentos, é preciso integrar constantemente as ações, no intuito de somar esforços a favor da comunidade.

“Quando estamos em uma ocorrência e chegam os bombeiros sabemos que chegam braços e braços significam forças a mais. É isso que precisamos constantemente, somar forças, esforços e saberes. Tem que ser um movimento constante, afinal, trata-se de instituições importantes com responsabilidades diferentes. Quanto mais integradas estiverem essas forças, melhores serão os resultados”, pontuou.

Divulgação/SAMU Oeste

Pra o tenente Cunha a atuação do SAMU em Formiga tem garantido maior assistência às vítimas e com uma breve avaliação, ele ressalta ganhos logísticos e tecnológicos com o Serviço na região.

“A gente observa pelas estatísticas, pelo menos empiricamente, que o número de ocorrências que não conseguíamos atender em função da nossa disponibilidade de recursos já caiu muito. A nossa demanda pré-hospitalar já ficou uma demanda mais fácil de ser controlada. A qualidade de atendimento à vítima aumentou muito sem dúvidas”, destacou o militar.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU, Larissa Martins, reiterou que eventos como estes devem ser constantes. “A base para prestação de bons serviços é o treinamento. É exatamente o que contribui para qualidade na assistência à população”, finalizou.

Divulgação/SAMU Oeste

SAMU em Formiga
Desde o início dos trabalhos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no dia 7 de junho, até hoje, sábado (29), foram feitos 292 atendimentos em Formiga. Destes, 88 ocorreram com auxílio de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), tripulada por um médico, enfermeiro e um condutor socorrista e 204 atendimentos foram feitos pela Unidade de Suporte Básico (USB), tripulada por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

Os tipos de atendimentos que lideram o ranking são por causas clínicas. No município foram 193 deste tipo e 82 por causas traumáticas. Ocorreram ainda oito atendimentos por causas obstétricas, quatro por causas pediátricas e cinco psiquiátricas. Com informações da assessoria de Comunicação do SAMU Oeste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm