Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Eduardo Barbosa apresenta projeto para garantir educação ao longo da vida

edbarbosa_br
O deputado federal Eduardo Barbosa apresentou um projeto de lei (PL 5374/2016) para alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para garantir o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. O texto também propõe que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitua instrumento para a educação ao longo da vida e, finalmente, que a educação especial seja estendida ao longo da vida, em todos os níveis e modalidades.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo Eduardo Barbosa, o conceito de educação ao longo de toda a vida ganhou impulso com o Relatório elaborado em 1996 para a UNESCO, pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, denominado “Educação um tesouro a descobrir”. “Este documento considerava que a educação deveria se organizar, ao longo de toda a vida, em torno de quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer; aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser”.

O deputado ainda cita duas Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEA), que trataram do assunto. A V CONFINTEA, abordou a necessidade do reconhecimento do “Direito à Educação” e do “Direito a Aprender por Toda a Vida”, e a VI CONFINTEA acentuou a busca de articulação entre os conceitos de educação e de aprendizagem ao longo da vida

“É um assunto amplamente debatido e essencial para que as habilidades e competências adquiridas na educação formal não sejam perdidas, bem como para a aquisição de novas habilidades, assegurando às pessoas com deficiência, especialmente com deficiência intelectual e múltipla, melhor qualidade de vida, desenvolvimento pessoal e participação na vida comunitária”, afirmou o deputado, que teve aprovado requerimento para a realização de uma audiência pública na Câmara para tratar sobre o assunto. A audiência está pré-agendada para o dia 22 de junho, data ainda a confirmar.

Vale ressaltar que o aprendizado ao longo da vida é assegurado no art. 24 da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm