Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Inscrições abertas para o Parlamento Jovem Brasileiro e sugestões de estudantes viram projetos de lei

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A edição 2018 do Parlamento Jovem Brasileiro, programa que permite a alunos dos ensinos médio e técnico simularem a rotina de um deputado federal, ocorrerá em outubro. Inscrições vão de 28 de março a 28 de maio

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O programa, que existe desde 2004 na Câmara dos Deputados, tem por objetivo possibilitar aos alunos dos ensinos médio e técnico de escolas públicas e privadas a oportunidade de vivenciar na prática a jornada dos deputados federais.

Durante uma semana, 78 alunos são empossados como deputados jovens, tendo a oportunidade de desenvolver suas habilidades de argumentação, com respeito à diversidade de pensamento.

Propostas
Entre os projetos apresentados pelo Parlamento Jovem de 2017 e encampados por Lobbe Neto está o que cria, na Lei do Bolsa-Atleta (10.891/04), a “Categoria Estudantil de Base” para possibilitar o recebimento do benefício de R$ 270 a adolescentes medalhistas em competições estudantis (PL 9579/18).

Para ter direito à bolsa, o aluno deverá ter pelo menos 12 anos de idade e comprovar assiduidade nas aulas, além de ter sido aprovado no ano letivo anterior ao da concessão do benefício.

Lobbe Neto destacou a importância do incentivo ao esporte para atletas mais jovens. “Com o Bolsa-Atleta, o aluno se motivará a treinar para competições maiores.”

Outra proposta (PL 9581/18) que foi apresentada no Parlamento Jovem e apadrinhada por Lobbe Neto estabelece a obrigatoriedade de as escolas públicas oferecerem exames simulados com a mesma estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Autora do texto que originou o PL 9581/18, a estudante Catarina Dias de Oliveira ressaltou que os colégios particulares já oferecem esse recurso a seus alunos, o que facilita a entrada deles na universidade. “É uma maneira de igualar um pouco a situação de escolas particulares e públicas na preparação para o Enem.”

O último dos projetos encampados por Lobbe Neto (PL 9580/18) cria o “Selo Escola Democrática” para enaltecer as instituições que se destacam pela gestão participativa.

Os três textos serão encaminhados a comissões temáticas da Casa, conforme despachos do presidente da Câmara, Rodrigo Maia.

Parlamento Jovem 2018
A edição 2018 do Parlamento Jovem ocorrerá de 1º a 5 de outubro, em Brasília. As inscrições vão de 28 de março a 28 de maio.

Para concorrer a uma das 78 vagas, estudantes dos ensinos médio ou técnico, matriculados em escolas públicas ou privadas e entre 16 e 22 anos de idade, deverão:
– elaborar um projeto de lei;
– preencher a ficha de inscrição, que estará disponível na página do Parlamento Jovem;
– anexar os seguintes documentos: cópia da identidade; declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio/técnico, em que conste o ano cursado; termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos;
– enviar toda a documentação ao coordenador estadual do PJB na respectiva Secretaria de Educação, via Sedex ou por e-mail.

Acesse AQUI o regulamento do PJB 2018

Com Agência Câmara Notícias

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm