Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Cade formaliza acordo com plataformas que atuam com rede hoteleira


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) firmou acordo com as plataformas Booking.com, Decolar.com e Expedia para acabar com cláusulas celebradas entre páginas e hotéis que garantem às plataformas condições favoráveis na reserva de quartos e outros serviços de hospedagem.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os sites incluíam em seus contratos com as redes hoteleiras a chamada “cláusula de paridade”, que impede que as unidades oferecessem quartos a preços mais baratos ou condições melhores para clientes em seus próprios canais, sejam eles na internet ou presencialmente.

Outra determinação do Conselho para as empresas é que elas não poderão exigir paridade nas ofertas e condições para plataformas concorrentes. Em troca do acordo, o Cade encerrou investigação que analisava eventuais práticas anticoncorrenciais das empresas.

Segundo o órgão, as “cláusulas de paridade” traziam dois prejuízos ao mercado de acomodações. “Limitam a concorrência entre as agências, homogeneizando o preço final ofertado ao consumidor; e dificulta a entrada de novos players no mercado, já que estratégias nesse sentido, como cobrança de comissão mais baixa, não repercute no preço final em decorrência da paridade”, disse o Cade em nota divulgada em seu site oficial.

Mas o Cade manteve a possibilidade da cláusula de paridade entre o preço e as ofertas nas plataformas e nos sites dos próprios hotéis. A decisão foi tomada para evitar o chamado “efeito carona”, quando o cliente vê uma oferta na plataforma e faz a reserva pelo site oficial da unidade hoteleira. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm