Ministério da Saúde autoriza ampliação do CTI do HNSC; setor funciona com capacidade máxima


Desde o dia 10 de novembro de 2017 a Prefeitura de Pará de Minas administra o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o único existente no município. O poder público decretou intervenção naquela unidade de saúde que tinha fechado as portas no dia 6 de novembro para a maioria dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A decisão foi tomada pelo prefeito Elias Diniz (PSD) após várias reuniões com a diretoria da Irmandade Nossa Senhora da Conceição que era responsável pela gestão da instituição. Não houve acordo e por isso a medida extrema foi adotada.

Antes da intervenção, a diretoria do HNSC cortou serviços até fechar as portas do Pronto Socorro. Foi um fato histórico porque a cidade ficou praticamente sem assistência hospitalar durante alguns dias.

Mesmo diante da grave crise, o Centro de Terapia Intensiva (CTI) funcionou e atualmente atende a grande demanda de pacientes que necessitam de cuidados especiais em toda a região.

Com a nova gestão o setor trabalha normalmente e a expectativa é de que ocorram melhorias. A informação é da cardiologista Luciana Alves. A médica coordena o CTI há muitos anos e revela que com o apoio da intervenção os atendimentos estão normalizados e sendo prestados em sua totalidade.

A expectativa gira em torno da execução do projeto de ampliação do CTI para 10 leitos, ampliando a cobertura em Pará de Minas. A proposta já foi autorizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Gerência Regional de Saúde, sediada em Divinópolis:


Luciana Alves
ctilucianaalves1

A profissional ressalta que o aumento no número de leitos de terapia intensiva contribuirá significativamente para melhoria da assistência prestada aos que necessitam de atendimento. O Ministério da Saúde faz um cálculo de quantas vagas precisam ser disponibilizadas de acordo com o número de habitantes:

Luciana Alves
ctilucianaalves2

Caso o CTI do hospital seja ampliado para 10 leitos, a proporção será de uma vaga para aproximadamente 10 mil habitantes. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 o município de Pará de Minas tinha uma população estimada em 92.739.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!