Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Concluídas mais de 40% das obras da Estação de Tratamento de Esgoto de Itaúna

Prefeitura de Itaúna/Divulgação

A construção da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE, segue a todo vapor. Em dezembro, o índice de execução das obras atingiu 40,8%, ante aos 18% registrados no início do atual governo, em janeiro. Com previsão de conclusão para o segundo semestre de 2018, o empreendimento foi retomado pelo Município em setembro, após adequações exigidas pelo Ministério das Cidades e reprogramação de contratos devido às falhas detectadas. Quando pronta, a ETE terá capacidade para tratar 100% dos efluentes domésticos urbanos, beneficiando não só Itaúna, como todos os municípios da sub-bacia do rio São João, que se encontram a jusante da cidade.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Desde setembro foram concluídas as intervenções para a instalação do reator anaeróbio, do decantador, cinco leitos de secagem – chegando a oito, de um total de nove -, além das canaletas de drenagem e a urbanização. Ao longo do próximo ano serão erguidos o segundo decantador, duas elevatórias de esgoto e feita a entrega das máquinas e equipamentos necessários para a ETE começar a operar.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, tem realizado reuniões periódicas para acompanhar, discutir e propor soluções para o melhor andamento dos trabalhos. Na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro, a Secretaria Municipal de Governo, a diretoria da autarquia, comissão de obras, representantes da construtora responsável e da empresa fornecedora dos equipamentos, planejaram os próximos dois meses de execução. Um novo encontro para apresentação de resultados foi programado para o início de janeiro.

Prefeitura de Itaúna/Divulgação

Obra é prioridade
Dentre cerca de dez obras sanitárias em execução no Brasil, a Estação de Tratamento de Esgoto de Itaúna é considerada pelo Ministério das Cidades uma das prioritárias, devido ao porte e orçamento necessários.

A ETE terá quatro reatores anaeróbios, principal responsável pelo início de todo o processo. Os equipamentos garantirão o tratamento de 219 litros de efluentes por segundo, vazão estimada de acordo com o número de habitantes de Itaúna. Contudo, a capacidade instalada é de até 400l/s, prevendo o crescimento da população até 2050. Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaúna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm