Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Polícia Federal apreende no Rio 43 quilos de pasta de cocaína destinada à Europa

PF/Divulgação

Em operação conjunta, a Receita Federal e a Polícia Federal (PF) apreenderam 43 quilos de pasta base de cocaína no Porto do Rio de Janeiro. A droga teria vindo da Colômbia e embarcada em um contêiner com lacre estourado e posteriormente falsificado entre o Porto de Montevidéu, no Uruguai, e o Porto do Rio de Janeiro. Do Rio, a droga teria como destino final a Europa.

A droga foi localizada durante uma fiscalização de rotina dos agentes da Receita Federal, que constataram o lacre falsificado no navio cargueiro. O contêiner foi separado e os cães farejadores da Receita e da PF localizaram a droga.

De acordo com José Francisco Pereira dos Reis, da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal, a droga apreendida tem valor de pureza de 98% e, no mercado da Europa, estaria avaliada em mais de US$ 3 milhões.

As 43 embalagens em que foi acondicionada a droga traziam logotipos de marca de bebida e vestuário feminino, além de fotografia do falecido narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Segundo Reis, a foto estampada de Escobar é de quando ele foi preso pela primeira vez na Colômbia e mostra como a figura dele ainda é respeitada naquele país: “não seria qualquer quadrilha do narcotráfico que estamparia uma foto dele em qualquer mercadoria.”

Reis disse ainda que essas ações são feitas, na maioria das vezes, em alto-mar ou perto do porto, antes de o navio encostar para descarregar a mercadoria transportada. As quadrilhas são altamente especializadas – cada integrante tem função definida na organização. Além da Europa, costuma ser enviada para os Estados Unidos e para países do Oriente Médio. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm