Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Inadimplência de mutuários pode fazer o sonho da casa própria se tornar um pesadelo


O programa Minha Casa Minha Vida e outros financiamentos de imóveis lançamentos no mercado possibilitaram que milhares de brasileiros realizassem o sonho de sair do aluguel por adquirir a casa própria.

Dados mostram que somente em 2018 a Caixa Econômica Federal vendeu 4,9 mil imóveis e arrecadou mais de R$ 591 milhões. No ano passado, foram 10,5 mil construções vendidas, ao valor total de mais de R$ 1 bilhão.

Porém, a crise econômica que o país enfrenta está afetando o mercado imobiliário. Um fator agravante é que atualmente são mais de 13 milhões de trabalhadores desempregados e sem condições de pagar prestações.

De acordo com especialistas, o aumento de imóveis tomados por instituições financeiras também ocorre por causa das mudanças na Lei nº 9.514/97, que dispõe sobre a alienação fiduciária.

As alterações começaram a valer em 2015. O procedimento é de que um bem seja transferido como garantia do pagamento de um débito. Não há previsão de negociação administrativa com os bancos.

A partir de 90 dias de atraso, ou seja, três parcelas, as instituições financeiras podem mandar uma notificação. Se o mutuário não pagar, ele perde o imóvel, que vai a leilão e pode ser comprado por outro interessado.

Eduardo Bráulio de Souza, gerente geral da Caixa Econômica Federal em Pará de Minas, diz que o financiamento habitacional é uma excelente opção para a família sair do aluguel. Porém, é uma dívida de longo prazo e em caso de dificuldade em quitar as parcelas é preciso procurar o banco:


Eduardo Bráulio de Souza
inadimplenciacasaleduardobraulio1

Como cada caso é um caso é preciso analisar as possibilidades junto aos agentes financiadores. Em Pará de Minas existem mais cinco mil contratos habitacionais e a cada semestre no máximo 10 mutuários perdem o imóvel por falta de pagamentos:

Eduardo Bráulio de Souza
inadimplenciacasaleduardobraulio2

A perda do imóvel é a última opção para sanar o débito do mutuário com o banco que efetuou o financiamento. Quando as vendas são feitas por leilão ou de forma direta, o valor da dívida é apurado e se sobrar recursos eles são devolvidos ao ex-mutuário:

Eduardo Bráulio de Souza
inadimplenciacasaleduardobraulio3

Os economistas sempre orientam as pessoas a planejarem os gastos para que as despesas não ultrapassem as receitas. Dívidas de longo prazo precisam ser muito bem estudadas e levando em conta qualquer revés financeiro.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm