Desidratação no período frio e tabagismo podem favorecer ocorrência de doenças vasculares, alerta especialista


Muitas pessoas acreditam que durante o inverno provoca aumento de casos das doenças vasculares devido a necessidade que o corpo tem de gastar mais energia para se manter aquecido, além das dilatações provocadas pelo frio.

Existem algumas doenças ligadas ao sistema circulatório. Entre elas estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é quando ocorre o entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro.

Outra patologia é o chamado Pé Diabético. Trata-se da perda da sensibilidade dos pés por causa da diabetes. Uma ferida não percebida pode evoluir até ser necessária a amputação do membro.

O Aneurisma Periférico é a dilatação anormal da parede de artérias periféricas. Ele não costuma romper, mas pode criar um coágulo que impede a passagem do sangue e comprime um nervo ou uma veia próxima, causando dor, formigamento e inchaço.

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) – ocorre quando há dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. Um dos sintomas é a dor na batata da perna ao caminhar.

Roberto Geraldo Mendes, médico especialista em Angiologia, explica que os problemas circulatórios podem acontecer em qualquer período do ano. Porém, durante o frio os vasos contraem e isso aliado a outras doenças podem gerar problemas:

Roberto Geraldo Mendes
doencasvascularesrobertogeraldo1

A desidratação durante o período mais frio, junto com o tabagismo, por exemplo, contribui para a formação de coágulos. Isso resulta em uma embolia arterial que entope a artéria e exige uma intervenção cirúrgica rápida:

Roberto Geraldo Mendes
doencasvascularesrobertogeraldo2

É muito importante que as pessoas conheçam bem o corpo e fiquem atentas a alguns sinais de que a circulação não está funcionando perfeitamente. É preciso observar as dores nas pernas, inchaço, feridas, entre outros:

Roberto Geraldo Mendes
doencasvascularesrobertogeraldo3

Entre os principais fatores que contribuem para o surgimento de doenças vasculares estão: diabetes, tabagismo e a desidratação. Por isso é importante uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos e a hidratação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!