Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Desidratação no período frio e tabagismo podem favorecer ocorrência de doenças vasculares, alerta especialista


Muitas pessoas acreditam que durante o inverno provoca aumento de casos das doenças vasculares devido a necessidade que o corpo tem de gastar mais energia para se manter aquecido, além das dilatações provocadas pelo frio.

Existem algumas doenças ligadas ao sistema circulatório. Entre elas estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é quando ocorre o entupimento ou rompimento de um vaso que leva sangue ao cérebro.

Outra patologia é o chamado Pé Diabético. Trata-se da perda da sensibilidade dos pés por causa da diabetes. Uma ferida não percebida pode evoluir até ser necessária a amputação do membro.

O Aneurisma Periférico é a dilatação anormal da parede de artérias periféricas. Ele não costuma romper, mas pode criar um coágulo que impede a passagem do sangue e comprime um nervo ou uma veia próxima, causando dor, formigamento e inchaço.

A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP) – ocorre quando há dificuldade de passagem do sangue devido a placas de gordura, cálcio e pela própria degeneração da parede do vaso ao longo dos anos. Um dos sintomas é a dor na batata da perna ao caminhar.

Roberto Geraldo Mendes, médico especialista em Angiologia, explica que os problemas circulatórios podem acontecer em qualquer período do ano. Porém, durante o frio os vasos contraem e isso aliado a outras doenças podem gerar problemas:

Roberto Geraldo Mendes
doencasvascularesrobertogeraldo1

A desidratação durante o período mais frio, junto com o tabagismo, por exemplo, contribui para a formação de coágulos. Isso resulta em uma embolia arterial que entope a artéria e exige uma intervenção cirúrgica rápida:

Roberto Geraldo Mendes
doencasvascularesrobertogeraldo2

É muito importante que as pessoas conheçam bem o corpo e fiquem atentas a alguns sinais de que a circulação não está funcionando perfeitamente. É preciso observar as dores nas pernas, inchaço, feridas, entre outros:

Roberto Geraldo Mendes
doencasvascularesrobertogeraldo3

Entre os principais fatores que contribuem para o surgimento de doenças vasculares estão: diabetes, tabagismo e a desidratação. Por isso é importante uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos e a hidratação.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm