Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Distribuição de kits de TV digital será reforçada em sete capitais

Valter Campanato/Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou esta semana que reforçará, nos próximos dias, a distribuição de kits de TV aberta digital em Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Macapá, Palmas, Porto Velho e Rio Branco. A medida foi determinada em virtude da descontinuidade do sinal analógico nesses locais, marcada para 14 de agosto.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, embora ainda restem cerca de 45 dias até o corte da transmissão analógica, os moradores das sete capitais deverão providenciar o conversor de sinal o quanto antes. O aparelho, explicou Quadros, é necessário para sintonizar o sinal digital em televisores mais antigos, vulgarmente conhecidos como “TVs de tubo”, e os de tela plana fabricados até 2009. No caso de uso de antenas parabólicas ou recepção por TV por assinatura, o uso do kit é dispensável.

Famílias de baixa renda, como aquelas inscritas no Cadastro Único, podem obter gratuitamente o conjunto de equipamentos, composto por antena, conversor de sinal e controle remoto. Para saber se tem direito a receber o kit, sem custo, e para fazer o agendamento de retirada do aparelho, o cidadão pode acessar o site Seja Digital, ou ligar para 147.

De acordo com o presidente da Anatal, até o momento, já foram entregues 340 mil kits nesses sete estados, o que corresponde a dois terços do total.

Além de garantir maior qualidade de imagem e som, o conversor também refina o sinal da internet móvel. De acordo com a Anatel, a digitalização da TV aberta permite que a faixa de 700 Mega-Hertz (MHz) fique disponível para o uso da banda larga acessada via telefone celular, otimizando a velocidade de transmissão de dados. Em alguns casos, o fluxo chega a triplicar, atingindo uma média de 45 Megabits por segundo.

“No caso específico dessas sete capitais, a frequência de 700 MHz já está liberada, e as empresas já estão, inclusive, com os trabalhos de adaptação de tecnologia 4G”, disse Quadros, acrescentando que, atualmente, do total de celulares em operação no Brasil, 80% são smartphones. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm