Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Organização confirma uso de armas químicas na Síria em abril passado

Imagem de Divulgação/Idlib Media Center

A Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) confirmou nesta sexta-feira (30) o uso de armas químicas no ataque do dia 4 de abril contra a localidade síria de Khan Sheikhun, no sul da província de Idlib. A informação é da Agência EFE.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em relatório publicado hoje, com base em provas recolhidas por uma missão de investigação, a Opaq confirma que “a população foi exposta ao gás sarin”. O objetivo dessa missão foi determinar se tinham sido usadas armas químicas, mas não o responsável pelos supostos ataques.

Uma equipe da Opaq foi designada 24 horas depois do alerta sobre o ataque, mas, por motivo de segurança, não pode visitar Khan Sheikhun. O rápido deslocamento a um país vizinho permitiu à equipe participar das autópsias e recolher amostras biomédicas dos feridos, bem como entrevistar testemunhas e receber amostras do entorno ambiental.

Segundo a organização, foi utilizada metodologia rigorosa na investigação do suposto uso de armas químicas, que levou em conta os testemunhos dos entrevistados, documentos de investigação e outros registros, e as características das amostras facilitadas pelo governo sírio.

O conselho executivo da Opaq examinará o relatório, que foi enviado ao Conselho de Segurança da ONU em 5 de julho.

O diretor-geral da Opaq, Ahmet Üzümcü, condenou com firmeza “a atrocidade”, que “contradiz as normas consagradas na Convenção de Armas Químicas” e afirmou que os responsáveis por esse “horrível ataque” devem ser punidos.

O mecanismo conjunto de investigação da Opaq e da ONU foi estabelecido a partir de uma resolução do Conselho de Segurança, em agosto de 2015, com o objetivo de identificar possíveis indivíduos, entidades, grupos e governos que realizem, organizem ou promovam o uso de arma química na Síria. Com Agência Brasil/Agência EFE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm