Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Semana Santa aquece o mercado de turismo brasileiro


A religião é um dos nichos que mais movimentam a economia do turismo. A crença e a fé são responsáveis por deslocar pessoas pelo mundo todo. Só no ano passado, aqui no país, – segundo a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra – ocorreram 20 milhões de viagens motivadas pela crença, no qual, geraram por toda a cadeia de turismo, um movimento de 4,4 bilhões de dólares.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No Brasil, os feriados da Semana Santa são as mais celebradas por esse público. A expectativa, segundo o Ministério do Turismo, é de que o período (que ocorre entre os dias 25 de março a 01 de abril) vá impulsionar 3,4 milhões de viagens domésticas e atrair 230 mil turistas internacionais.

Henrique Mol, diretor executivo da franquia Encontre Sua Viagem, já sente a reação. “Nessa época é de praxe registrarmos uma boa procura, por isso já nos programamos para oferecer pacotes de viagens desde janeiro – período em que as pessoas começam a garantir suas passagens, tem o roteiro em mãos, entre outros. Esse ano, com a recuperação da economia, a perspectiva é de que haja um aumento de 30% nas vendas”, falou.

Cidades de todo o Brasil já se programam para realizar eventos que narram a história da morte e ressureição de Jesus. Segundo Henrique, os locais mais procurados pelos turistas são os estados do Pernambuco, Pará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Tradição
Referência nacional, Pernambuco, há 50 anos promove o teatro Paixão de Cristo, cuja performance realista atrai cerca de 250 mil turistas do Brasil e do mundo. A movimentação reflete num desempenho econômico bastante positivo, cerca de R$200 milhões são injetados na economia local, e ocorre ainda a criação de 1.500 empregos diretos.

Em muitas cidades brasileiras, essa manifestação popular acontece nas primeiras horas da madrugada do sábado de Aleluia, quando um boneco de pano simbolizando Judas é “julgado”, pendurado num poste, surrado e queimado. Pela tradição popular, antes de sua “execução”, é lido o “testamento” de Judas, que escrito em versos é colocado no bolso do boneco e traz sátiras aos políticos e a fatos locais.

Em Paraty (RJ), o calendário anual desta cidade histórica e tradicionalmente católica é integrado por nada mais, nada menos que 23 festas de cunho religioso. As celebrações da Semana Santa são uma das mais importantes delas e mantêm tradições que datam dos séculos XVI e XVIII.

Já em Canela (RS), as atrações especiais vão desde feiras, encenações da morte e ressurreição de Cristo, à missas, apresentações musicais, entre outras. Logo ao lado, em Gramado, há o Festival do Chocolate e no Gramado Aleluia, o turista participa de cerimônias religiosas, apresentações artísticas e atividades especiais para as crianças.

Para quem mora, ou está em São Paulo a comemoração é na Rua Lavapés, bairro do Cambuci, na região central da cidade, onde ocorre a tradicional malhação do Judas há mais de 80 anos.

Rico em cultura, o Brasil oferece uma infinidade de possibilidades ao turista. “Além de cultivar as tradições religiosas, esses eventos são importantes para o desenvolvimento de muitas cidades, já que é neste momento que a população recebe turistas que contribuem financeiramente para o desenvolvimento da economia local”, finaliza o empresário.

Outro local que recebe muitos visitantes durante a Semana Santa é o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecia-SP. Pelo templo passam cerca de 12 milhões de pessoas a cada ano. A expectativa é de um público expressivo neste feriado da Semana Santa.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm