Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Consórcio formado por municípios adquire terrenos e elabora projetos para construir aterros sanitários regionais


Os municípios da região Centro-Oeste de Minas Gerais se uniram e formalizaram a criação do Consórcio Intermunicipal de Aterro Sanitário (CIAS). A entidade está elaborando um grande projeto ambiental.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O CIAS é formado por 36 municípios, compreendendo a região que vai desde Florestal até Tapiraí. Os prefeitos dessas cidades têm participado de reuniões periódicas para acompanhar o projeto de construção de dois aterros sanitários.

Foram adquiridas duas áreas. Um terreno de 75 hectares em Nova Serrana avaliado em R$ 6 milhões. Uma área próxima à cidade de Quartel Geral com preço estimado em R$ 200 mil. Os dois imóveis foram doados pelo governo de Minas Gerais.

A previsão é de que os aterros sanitários tenham vida útil de 100 anos. A proposta visa implementar a coleta seletiva para reduzir os impactos ambientais e trabalhar a destinação correta de resíduos através da reciclagem.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD) explica que todos os municípios enfrentam grandes dificuldades diante do processo de licenciamento ambiental. Com o aterro sanitário regional será mais viável:

Elias Diniz
elias_diniz_aterro

Marcílio Valadares, prefeito de Pitangui e presidente do CIAS, informa que o lixo de toda a região será descartado nos dois terrenos. Serão divididos os dois terrenos para atender a demanda de 18 municípios cada um:

Marcílio Valadares
marcio_valadares_aterro1

Com o projeto regional, o aterro controlado de Pará de Minas deverá ser desativado. O projeto prevê a reutilização do gás metano e o reaproveitamento de materiais para gerar emprego e renda:

Marcílio Valadares
marcio_valadares_aterro2

Com a parceria firmada entre os municípios da região Centro-Oeste, a destinação correta do lixo fica mais barata. O modelo também possibilita investimentos em tecnologia de reciclagem e reaproveitamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm