Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Prefeitura e HNSC não chegam a acordo em audiência na Justiça e perícia poderá levantar custos


Há anos que o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o único de Pará de Minas, vem enfrentando uma crise financeira sem precedentes. A instituição chegou a reduzir o número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros cortes de despesas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Todos os dias pacientes em situação de urgência e emergência chegam a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas – mantida pela prefeitura, e em muitos casos não conseguem internação no HNSC.

O relacionamento entre a gestão pública e diretoria da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, mantenedora da entidade de saúde, não é dos melhores e nunca se chega a um acordo entre as partes.

A diretoria do HNSC alega dificuldades financeiras devido à falta de repasses do Estado e do Município. A direção do hospital já informou também que a tabela do SUS não é atualizada pelo Ministério da Saúde e o déficit só aumenta.

Outro grande problema foi causado com a suspensão das cirurgias eletivas. Informações extraoficiais indicam que a fila de espera chega a quase 1.500 pacientes com problemas nos rins, vesícula, hérnias, entre outros.


Para receber as subvenções o hospital de Pará de Minas move uma ação na Justiça contra a prefeitura. A primeira audiência aconteceu na tarde desta terça-feira, 29 de agosto, no Fórum Desembargador Pedro Nestor.

O HNSC requereu o pagamento das verbas referentes à administração passada. Entretanto, o ex-prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) já disse que as subvenções não são obrigatórias e não estavam sendo repassadas porque o município enfrentava uma grave crise financeira em sua gestão.

Desde o dia 1º de janeiro deste ano assumiram o desafio de resolver os problemas da saúde pública o prefeito Elias Diniz (PSD) e sua equipe. Ele já informou que está repassando os R$ 170 mil mensais ao hospital conforma definido pelos vereadores na Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício 2017.

A advogada Kátia Regina de Oliveira Rocha, presidente da Federação das Santas Casas dos Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais, defendeu os interesses do hospital durante a audiência no Poder Judiciário.

Ela explica que o HNSC está cobrando os repasses do município e não existe acordo em torno do custo hospitalar. Enquanto a prefeitura considera os recursos suficientes para manter os serviços, o hospital defende a complementação para custeio:

Kátia Regina de Oliveira Rocha
processohnsckatia1

O HNSC quer que a subvenção seja revisada e transformada em uma remuneração para dar segurança jurídica para o estabelecimento de saúde. Informa que foi pedida a Justiça a nomeação de um perito para levantar os custos do hospital e registrar através de documentos o real valor:


Kátia Regina de Oliveira Rocha
processohnsckatia2

Contrariando o que já foi dito pelas autoridades, a advogada explica que a ação não discute pagamentos de verbas passadas. O mérito está nos valores que serão repassados para o HNSC daqui pra frente:

Kátia Regina de Oliveira Rocha
processohnsckatia3

Júlio César Oliveira, procurador-geral do Município, participou da audiência e disse que a prioridade é atender bem a população e as negociações continuarão junto com o trâmite processual. Ressalta que todo o serviço contratado por meio do SUS é pago e a discussão gira em torno do aporte financeiro:


Júlio César Oliveira
processohnscjulio

Uma nova audiência será marcada pelo Poder Judiciário, mas a data ainda será definida. A juíza responsável pelo processo Erilene de Oliveira Andrade analisará todos os argumentos apresentados pelas partes e dará continuidade aos trâmites legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm