Jovens aproveitam férias escolares para grafitar imagens em muro de residência no São José


As pinturas feitas com técnicas do grafite são uma forma de manifestação artística em muros e outros espaços públicos. A definição mais popular diz que a arte é uma forma de inscrição feita em paredes.

A pintura com spray surgiu por volta de 1970, em Nova York, nos Estados Unidos. Jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e depois ocorreu uma evolução com técnicas e desenhos.


O grafite chegou ao Brasil no final da década de 70, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com os trabalhos dos norte-americanos e começaram a incrementar a arte.

Em Pará de Minas a prefeitura já investiu em pinturas em algumas edificações. Uma forma de incentivar a criatividade e a descoberta de novos talentos. Além disso, as formas e cores proporcionam belos cenários.


Na quarta-feira, 25 de julho, três jovens começaram pintar imagens em grafite no muro de uma residência próxima ao Parque do Bariri II, no bairro São José. O trabalho foi autorizado e patrocinado pela dona do imóvel.


O jovem Guilherme Aguiar Severino dos Santos explica a diferença da arte urbana das pichações. Enquanto uma pintura promove a poluição visual, a outra é feita com várias formas e cores diferentes:


Guilherme Aguiar Severino dos Santos
grafitenomuroguilhermEaguiar

A estudante Luma Teixeira Lage Pinto também estava muito contente por participar das pinturas. Ela ressalta que é preciso ter muita criatividade para que o resultado seja positivo. O desenho foi definido pelos grafiteiros e algumas pessoas até arriscaram palpites para melhorar o conjunto da obra:


Luma Teixeira Lage Pinto
grafitenomurolumalage

O estudante João Paulo Duarte Ferreira informou que o muro de sua residência que estava sendo pintado. Ele aproveitou o período de férias escolares para embelezar a fachada da casa desenhando flores a pedido da mãe:


João Paulo Duarte Ferreira
grafitenomurojoaopaulo


Importante ressaltar que apesar de ser uma expressão artística, o grafite só pode ser executado em espaços públicos com a devida autorização da prefeitura. É necessário um planejamento adequado para cada projeto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!