Ecoponto evita o descarte incorreto de 900 litros de óleo de cozinha e mais de duas toneladas de lixo eletrônico


A Associação de Moradores do bairro São Francisco (ASFRAN) desenvolve o projeto socioambiental há um ano e sete meses e vem obtendo excelentes resultados. Já foram realizadas 17 edições do Ecoponto.

O objetivo é mostrar para a sociedade paraminense a importância de separar o lixo e dar a destinação correta dos materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados. Além do ganho ambiental, o serviço gera receitas.

Todo terceiro sábado de cada mês os voluntários ficam na rotatória da rua Porciúncula, no bairro São Francisco, recolhendo lâmpadas, óleo de cozinha usado, materiais eletroeletrônicos, chaves velhas, entre outros.

De acordo com Márcia Melo, presidente da ASFRAN, o projeto é a menina dos olhos da entidade. A iniciativa criou uma consciência da população em relação ao descarte correto do material que pode ser reaproveitado:


Márcia Melo
resultadoecopontomarciamelo1

Todas as pessoas produzem uma grande quantidade de lixo todos os dias e grande parte desse material deve ser separada para que não vá para o aterro sanitário. Os recursos naturais não são inesgotáveis e precisam ser bem administrados:

Márcia Melo
resultadoecopontomarciamelo2

A ASFRAN firmou uma parceria com algumas empresas que recolhem os materiais e fazem o reaproveitamento. Parte do dinheiro arrecadado cobre as despesas da associação e parte é destinado para a Cidade Ozanam:

Márcia Melo
resultadoecopontomarciamelo3

A meta da ASFRAN é ampliar o Ecoponto para todas as associações de bairro de Pará de Minas. Com isso será possível aumentar o recolhimento de materiais que seriam descartados indevidamente na natureza e angariar um volume maior de recursos para doar para a Cidade Ozanam.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!